PES 2016 ? a nova edi??o do popular game de futebol da Konami.. O TechTudo conferiu, antes de todos, na E3 2015, maior evento de jogos do mundo, as novidades que t?tulo deve trazer aos f?s. O t?tulo ser? lan?ado em setembro para PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC. Comemorando 20 anos, a produtora pretende marcar hist?ria com essa nova vers?o.

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

PES 2016 comemora 20 anos (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

20 anos com Neymar

No in?cio da apresenta??o, fomos lembrados de Neymar, jogador brasileiro que est? na capa da edi??o e tamb?m ? o garoto-propaganda de PES 2016. O produtor Adam Bhatti afirmou que ? importante ter um atleta atual e jovem na capa do t?tulo, principalmente para criar a conex?o com o p?blico-alvo.

Al?m disso, ele tamb?m revelou que PES 2016 vir? em tr?s edi??es principais: uma exclusiva da pr?-venda digital, com benef?cios ainda n?o revelados, outra chamada ?Edi??o Day One?, vendida nos primeiros dias de lan?amento apenas, com itens exclusivos, e a ?ltima, contendo uma caixa comemorativa dos 20 anos recheada de extras.

Ainda n?o se sabe o conte?do desses pacotes especiais ou o pre?o de cada edi??o. Mas Adam divulgou que a Konami deve mostrar mais disso em breve, j? que o game ser? lan?ado em poucos meses.

PES 2016 traz jogabilidade aprimorada (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Provoca??es e comemora??es

A Konami d? muita aten??o a detalhes neste cap?tulo. Al?m da jogabilidade melhorada, h? pequenas inser??es de funcionalidades que v?o fazer a diferen?a e v?o deixar o game mais divertido, como provoca??es pessoais entre os jogadores que participarem de uma dividida em campo, por exemplo.

Mas n?o pense em xingamentos, o que vale ? o ?Fair Play?. Essas provoca??es nada mais s?o do que fintas, dribles e outras habilidades espec?ficas de cada jogador, usadas para tirar a bola de um advers?rio, por exemplo. Com comandos simples, ? poss?vel ativar as provoca??es nas divididas e ver o resultado em tempo real.

H? ainda um in?dito sistema de comemora??o. ? poss?vel configurar previamente a comemora??o dos jogadores e, quando eles fizerem um gol, voc? pode ativar a que escolheu. Para isso, ? s? pressionar um bot?o. As op??es de comemora??o tamb?m v?o mudar de acordo com a posi??o do jogador no campo. Por exemplo: se ele fizer o gol pr?ximo da rede, ele poder? correr para tr?s dela e brincar com a torcida. J? se o gol for pr?ximo do canto do campo, ele deve correr e saltar as placas de propaganda para interagir com os f?s.

Temos ainda comemora??es mais criativas e inusitadas, como o ?selfie? de Totti, que se destacou no primeiro trailer. O produtor n?o revelou muito sobre comemora??es espec?ficas dos principais e mais famosos jogadores, mas podemos esperar mais surpresas.

Jogabilidade ?arcade?

PES 2016 continua com jogabilidade mais ?arcade?. Por?m, o t?tulo traz v?rios elementos de simula??o inseridos nos detalhes. Al?m disso, pouco se variou dos controles em rela??o ao cap?tulo anterior. Por?m, n?o espere que as falhas continuem. ?Queremos ter certeza que a comemora??o de 20 anos de PES seja marcante para os jogadores em um bom sentido. Ent?o, pretendemos cobrir todas as nossas falhas passadas?, contou Adam Bhatti.

E por falar em falhas, ele n?o prometeu nada em espec?fico em rela??o ao online do jogo. ?Sabemos que, durant

... e o lan?amento, temos alguns problemas com o modo online sempre. Ent?o, eu n?o vou mentir para voc? e dizer que vai dar tudo certo, eu n?o quero isso. Mas vou trabalhar para que o modo online funcione perfeitamente, ou bem pr?ximo ao menos?, contou.

Ainda em termos de jogabilidade, Adam demonstrou um pouco do sistema do clima em tempo real, que vai tentar simular as condi??es clim?ticas de cada local. Se uma partida for na Inglaterra, por exemplo, l? teremos uma tend?ncia maior de chuva. J? se for em um pa?s com clima mais seco, o sol deve dominar, apesar de eventuais pancadas de chuva durante uma partida.

Tudo isso est? alinhado com a proposta de PES 2016: ser o jogo de futebol n?mero um entre os f?s. Para isso, a Konami continua usando o Fox Engine, motor gr?fico criado pela Kojima Productions, a mesma da s?rie Metal Gear Solid, para criar lances e gr?ficos mais realistas.

Isso se reflete tamb?m nas anima??es e colis?es entre jogadores, que foram melhoradas. Agora, durante um ?encontr?o?, n?o h? mais aquela hist?ria de a perna de um jogador entrar no cal??o do outro. A colis?o ocorre e os pol?gonos n?o parecem se fundir. Um jogador pode simplesmente parar o movimento ou continuar caindo, por exemplo, sem atravessar o outro.

C?mera, a??o

PES 2016 contar? ainda com um sistema de c?mera din?mica e mais inteligente. A c?mera acompanha a bola e, em alguns momentos, como em um lateral, pode dar um zoom e ver o lance mais de perto automaticamente. Isso pode ser desligado, mas deu um ar de renova??o. N?s aprovamos a funcionalidade.

A a??o tamb?m faz parte do Master League, que agora est? mais completo e vai contar com outras funcionalidades e detalhes extras. H? pequenos filmes exclusivos que ser?o destravados de acordo com o jogador que voc? contratar, ou quando aquele jogador for premiado no final da temporada, por exemplo. Se um lance bonito ocorrer dentro de um jogo, por outro lado, ele pode ser destacado na p?gina inicial da campanha Master League.

E por falar em Master League, a narra??o deste modo deve ser aprimorada. H? ainda a confirma??o do que j? esper?vamos: Silvio Luis e Mauro Betting ser?o novamente os respons?veis pelas vozes brasileiras, repetindo a dose do que t?m feito nos ?ltimos anos.

PES 2016 n?o seguiu a tend?ncia de FIFA 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)



Sem mulheres e sem times confirmados

Infelizmente, PES 2016 n?o seguiu a tend?ncia de FIFA 16 e n?o vai apresentar times femininos. Ainda segundo Adam, a ideia da concorr?ncia ? boa, mas n?o h? previs?o de ser implementada em PES. ?Se o nosso p?blico quiser, com certeza iremos ouvir e ver o que podemos fazer. Estamos abertos a qualquer alternativa?, disse.

Sobre as equipes brasileiras e as escala??es, o produtor disse que n?o v?o revelar nada neste sentido durante a E3. As novidades vir?o em agosto, durante a feira Gamescom, na Alemanha. Pela proximidade com o lan?amento, ? poss?vel que eles ainda estejam fechando parcerias e contratos com equipes nacionais sobre o caso.

Em rela??o ao produto final, o que jogamos durante a feira representava uma demonstra??o de vers?o inicial de desenvolvimento. O que teremos, segundo a Konami, ? um game ainda mais polido e de qualidade, digno dos 20 anos de PES.

Quais s?o as suas apostas para a E3 2015??Opine no TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.