O Android M foi anunciado em maio, trazendo novidades para bateria, desempenho e funcionalidades para a plataforma. Apesar disso, diversos aparelhos continuam chegando ?s lojas com a vers?o 4.4 (KitKat), que come?a a ficar defasada e menos eficiente para o consumidor. No entanto, ainda vale comprar um telefone com o Android KitKat??

Testamos o Android M; confira o que mudou no sistema do Google

Android KitKat j? est? no mercado h? alguns anos e come?a a ficar defasado (Foto: Divulga??o/Google)

Interface: Jeito de Android antigo

A vers?o M do Android refor?ou que o Material Design veio para ficar. A interface colorida do Google foi mantida na nova vers?o do Android e come?a a se tornar mais utilizada em aplicativos. Um bom exemplo ? o WhatsApp que adotou uma nova apar?ncia baseada no Android 5.0 (Lollipop), mesma coisa ocorrida com o Gmail, YouTube, Periscope e outros apps.

Embora isso n?o seja forte o suficiente para afastar algu?m do Android KitKat, ? inevit?vel que a interface Holo far? com que telefones com o sistema fiquem com a apar?ncia de ?antigos?, exceto pelas modifica??es das fabricantes. Isso j? ocorreu outras vezes, como na transi??o da vers?o 2.3 (Gingerbread) para a 4.0 (Ice Cream Sandwich), e at? na reformula??o feita do iOS 6 para o 7.

Android KitKat tem interface bastante diferente das vers?es mais recentes (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

As mudan?as do Android KitKat em rela??o ?s vers?es anteriores n?o dizem respeito s? aos gr?ficos, mas tamb?m ?s anima??es e intera??es do sistema. Al?m disso, o Google fez mudan?as importantes na central de notifica??es, nos atalhos, gavetas de aplicativos e menu de configura??es, para que esses ficassem mais acess?veis a partir da vers?o Lollipop.

Funcionalidades

Se as novas funcionalidades n?o foram suficientes para fazer com que as pessoas migrassem para o Android 5.0 (Lollipop), as diferen?as com a vers?o M prometem ser mais evidentes. A Play Store, por exemplo, recebeu diversas melhorias nas edi??es mais recentes da plataforma, tanto na descoberta de apps como para fam?lias.

O novo sistema do Google traz melhorias no seu assistente virtual, como a fun??o ?Now On Tap?, que promete pesquisas mais r?pidas e que melhor entendem as necessidades dos usu?rios. Enquanto isso, o Android KitKat sequer possui a fun??o de pesquisa em qualquer tela com o ?OK, Google?.

Android Pay deve chegar apenas nas vers?es recentes do sistema (Foto: Reprodu
... ??o/Google)

Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no F?rum do TechTudo

Outra mudan?a importante fun??o que pode ficar de fora da antiga vers?o do sistema ? o Android Pay. Com o sistema de pagamento do Google, o usu?rio pode utilizar o celular como se fosse um cart?o de cr?dito, fazendo pagamentos atrav?s da conex?o NFC, aproximando o aparelho do terminal.

As vers?es mais recentes do Android trouxeram ainda o suporte a multiusu?rios no telefone, o que era poss?vel apenas em tablets, no KitKat. Al?m disso, o Google adicionou um novo sistema de privacidade na vers?o M do sistema, que p?e o usu?rio no controle do que os aplicativos poder?o ter acesso no telefone.

Compatibilidades de apps

Esse ? um ponto que deve gerar menos preocupa??o. Como o Android KitKat, ainda ? adotado por uma parcela muito grande dos usu?rios, os desenvolvedores n?o devem abandonar o sistema do Google, por enquanto. Isso significa que os donos de aparelhos com a plataforma continuar?o recebendo novos apps, embora aqueles que utilizem ferramentas de desenvolvimento espec?ficas s? devem suportar a vers?o 5.0 ou superior.

Desempenho e seguran?a

O Google fez diversas melhorias que tocam ?reas vitais do sistema. As novas vers?es do Android receberam melhorias como o Project Volta (Lollipop), que melhora o gerenciamento de como os aplicativos consomem a bateria do sistema. J? a vers?o M trar? um novo modo que promete melhorar em at? duas vezes o gasto do telefone em modo stand-by.

Android M possui gerenciamento de privacidade bastante superior ao da vers?o KitKat (Foto: Reprodu??o/Google)

As novas vers?es da plataforma ganharam suporte a novos hardwares mais poderosos e sensores nativamente. Al?m disso, o Android Lollipop e M tendem a receber mais corre??es de bugs e de brecha de seguran?a do que edi??es antigas, como a Jelly Bean e o KitKat.

Atualiza??o

Se voc? vai comprar aparelho com a vers?o KitKat, procure dar prefer?ncia por modelos que devam receber pelo menos a vers?o Lollipop nos pr?ximos meses. Algumas fabricantes como a Samsung, a Sony e a LG t?m a fama de demorar a fazer a atualiza??o dos seus sistemas. J? outras como a Motorola e o Google (Nexus) lan?am upgrades mais recentes com frequ?ncia.

Conclus?o

O Android KitKat ainda continua um ?timo sistema e capaz de atender ? maior parte das necessidades do usu?rio. No entanto, ? preciso pensar duas vezes antes de investir em um aparelho equipado com a plataforma.

Um sistema atualizado n?o se trata apenas de algo ?legal? para mostrar aos amigos, mas tamb?m de uma s?rie de novas funcionalidades e corre??es que mant?m o telefone funcionando melhor. Al?m disso, telefones atualizados tendem a durar mais e exigir menos trocas do que aqueles que ficaram agarrados em vers?es antigas.

Android KitKat continua um bom sistema, mas come?a a ficar defasado (Foto: Divulga??o/Google)

De qualquer forma, se voc? est? procurando economizar com um aparelho de entrada com KitKat, v? em frente, j? que o sistema cumprir? suas obriga??es b?sicas. Caso contr?rio, priorize telefones atualizados ou com upgrades j? garantidos pelas fabricantes.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.