Na coluna anterior fizemos uma r?pida viagem ao passado. T?o r?pida que n?o deu para abordar todos os temas que eu desejava. Por isto, fechei prometendo esticar o tour um pouco mais, o que seria feito nesta semana. Por?m, o passado ? o passado e n?o muda, portanto voltar a ele esta semana ou qualquer outra mais adiante n?o far? diferen?a. Mas o futuro ? mais fluido e est? se aproximando depressa (pelo menos ? assim que se sente a passagem do tempo quando se entra naquela categoria que alguns chamam de ?idoso? e outros, dotados de um humor negro quase ofensivo, chamam de ?melhor idade?).

Ent?o, vamos saltar do passado diretamente para o futuro e falar sobre o lan?amento do Windows 10, cuja data j? foi fixada oficialmente pela Microsoft: 29 de julho, como j? hav?amos antecipado em uma das colunas anteriores sobre o sistema operacional.

O que me fez pensar que hoje, cerca de quarenta dias antes da data marcada, seria uma boa ocasi?o de voltar ao tema foram as coisas que tenho lido nas redes sociais sobre o assunto. Um amontoado de not?cias confusas, algumas verdadeiras, outras nem tanto, tudo isto temperado com as costumeiras bobagens.

Um exemplo: ?N?o se apresse para instalar Windows 10 imediatamente ap?s o lan?amento. ? melhor esperar um pouco at? que os inevit?veis ?bugs? que sempre aparecem em um produto rec?m-lan?ado sejam corrigidos. Conv?m esperar pelo menos at? o lan?amento do SP2?.

Veja todas as colunas do B. Piropo

De fato, por mais testado que seja um produto, particularmente um sistema operacional que roda em m?quinas de fabricantes distintos, aceita perif?ricos de diferentes tipos que necessitam de gerenciadores (?drivers?) atualizados e deve dar suporte a programas de desenvolvedores independentes, ? praticamente imposs?vel que n?o surjam alguns defeitos assim que for liberado para uso corrente. Portanto, o in?cio da recomenda??o acima citada ? pertinente e faz todo sentido. Por outro lado, ?esperar pelo lan?amento do SP2? ? bobagem pura. Windows 10 jamais ter? um SP2. Na verdade, n?o ter? sequer um SP1. Quem afirma que se deve esperar por ele n?o faz ideia das altera??es sofridas pela estrat?gia de distribui??o de atualiza??es da Microsoft.

?SP? s?o as iniciais da express?o inglesa ?Service Pack?, ou pacote de servi?os. Um pacote de servi?os ? uma atualiza??o de produto especial. E ? especial porque ? liberada algum tempo (em geral da ordem de meses) ap?s o lan?amento do produto e engloba todas as pequenas atualiza??es que foram feitas antes dela, enfeixando em um ?nico pacote todas as corre??es de ?bugs?, eventuais falhas de seguran?a e melhorias introduzidas desde o lan?amento do produto at? a emiss?o do pacote. Este era o costume at? recentemente (h? quem diga que a atualiza??o de Windows 8 para 8.1 estava mais para um pacote de servi?os que para atualiza??o de vers?o) e, se ele fosse mantido, at? que ?esperar pelo SP1? seria uma boa ideia. Ou ent?o, mais radical ainda (uma sugest?o excelente para quem pretendia instalar Windows Vista logo ap?s o lan?amento), esperar por uma nova vers?o.

Mas acontece que as coisas mudaram. Ao menos por enquanto, a estrat?gia da Microsoft mudou radicalmente. Para come?ar, no que depender dela, n?o haver? nova vers?o de Windows. Windows 10 ser? a derradeira.

O que, naturalmente, n?o significa que o sistema operacional cessar? de evoluir. Sua evolu??o continuar?, mas n?o mais aos ?saltos?, de vers?o em vers?o. Doravante toda a evolu??o (que incluir? a introdu??o de novas funcionalidades, por mais radicais e inovadoras que venham a ser) ser? feita sempre sob a forma de atualiza??es. Para ser mais espec?fico, ? assim que os usu?rios atuais de Windows 7 SP1, Windows 8.1 S14 (tamb?m conhecido como Windows 8.1 Update) e Windows Phone 8.1 receber?o o pr?prio Windows 10: uma atualiza??o de produto gratui

... ta durante o primeiro ano ap?s o lan?amento.

Aqui cabe um par?ntese: esta hist?ria de ?atualiza??o gratuita durante o primeiro ano ap?s o lan?amento? est? gerando uma confus?o medonha e h? quem pense que a atualiza??o ser? gratuita, por?m o produto perder? a validade decorrido um ano. Isto ? tolice. Vamos tentar explicar de forma mais intelig?vel: caso a atualiza??o para Windows 10 venha a ser feita durante o primeiro ano ap?s o lan?amento (ou seja: antes de 29 de julho de 2016), ela ser? gratuita. Por?m, depois de instalada, a validade ser? perp?tua sem qualquer custo adicional. E como n?o haver? novas vers?es, enquanto a m?quina onde Windows 10 tiver sido instalado funcionar, o sistema operacional continuar? v?lido, ativo, gratuito e receber? todas as atualiza??es.

E quais s?o as vers?es atuais que ter?o direito a instalar Windows 10 como uma atualiza??o gratuita ap?s 29 de julho?

Usu?rios j? podem reservar o Windows 10

Bem, alguns usu?rios j? sabem, garantidamente, que sua m?quina ser? uma destas. Isto porque desde o in?cio deste m?s a MS passou a enviar a notifica??o exibida na Figura 1 para os usu?rios que ter?o direito ? atualiza??o (a mensagem da figura est? em ingl?s porque foi obtida no s?tio ?Windows10Update?, mas as notifica??es enviadas para m?quinas que rodam Windows em portugu?s est?o no nosso idioma). A mensagem convida o usu?rio a ?Reservar sua atualiza??o para Windows 10 hoje?, e informa que ? gr?tis, f?cil e n?o deve inspirar preocupa??es. Um clique no bot?o e a ?reserva? ser? feita, seja l? o que isto quer dizer (tenho a impress?o que esta notifica??o da MS tem duas finalidades: a primeira ? divulgar o lan?amento e informar aos desavisados que a atualiza??o ? gratuita, a segunda ? ter uma previs?o do n?mero de usu?rios que pretende atualizar imediatamente).

Usu?rios j? podem reservar o Windows 10

Mas n?o ? s? isto. Quem compra um novo computador com Windows 8.1 instalado, durante os procedimentos iniciais quando a m?quina ? ligada pela primeira vez, tamb?m recebe um ?convite?, mostrado na Figura 2 (tamb?m em ingl?s porque foi obtida no mesmo s?tio da anterior) para reservar sua atualiza??o para Windows 10 quando a mesma for liberada. E esta ? mais clara: informa a data de lan?amento e d? algumas informa??es sobre o novo sistema.

Portanto, a MS n?o somente ir? efetivamente lan?ar o produto em 29 de julho como est? ansiosa para que ele seja instalado rapidamente no maior n?mero de m?quinas poss?vel.

Ent?o vamos ao que interessa: que vers?es de Windows ter?o direito ? atualiza??o gratuita, que vers?o de Windows 10 ser? instalada e quando um usu?rio cauteloso dever? providenciar sua instala??o?

Come?ando pelo come?o: quantas vers?es de Windows 10 estar?o dispon?veis?

Bem, para os usu?rios n?o corporativos, haver? apenas as vers?es Windows 10 Home, Windows 10 Pro e Windows 10 Mobile. Ou seja: Windows 10 n?o ter? a vers?o ?Ultimate?.

Ent?o, vamos l?.

Se voc? tem um telefone esperto que roda Windows 8.1 (como o meu excelente Nokia 1520) ter? direito a atualiz?-lo gratuitamente para Windows 10 Mobile, mas a disponibilidade vai depender do fabricante do telefone, do modelo e do provedor de servi?os telef?nicos.

Se em sua m?quina est? instalado o Windows 8.1 (simples), o Windows 7 Starter Edition, o Windows 7 Home Basic ou o Windows 7 Home Premium, ela receber? gr?tis o Windows 10 Home.

Caso sua m?quina abrigue o Windows 7 Professional, Windows 7 Ultimate ou Windows 8.1 Pro, ela ser? atualizada para o Windows 10 Pro.

?Se sua m?quina ainda est? com o Windows 8 e voc? deseja atualiz?-la para o Windows 10, apresse-se e a atualize primeiro para o Windows 8.1 e, depois, para o Windows 8.1 Ultimate (ou S14) ? recomenda??o v?lida tamb?m para os que t?m o Windows 8.1 n?o atualizado para a vers?o Ultimate. Em todos estes casos a atualiza??o ? gratuita.

Naturalmente, quem j? est? rodando Windows 10, ou seja, os membros do programa Windows Insider, n?o somente ter?o direito ? atualiza??o gratuita como tamb?m h? not?cias de que o programa continuar? mesmo ap?s o lan?amento oficial e os ?insiders? poder?o continuar a dar seus ?pitacos? sobre o desenvolvimento do sistema (mas ainda n?o se sabe detalhes sobre o prolongamento da vig?ncia do programa).

J? as vers?es Enterprise e RT, tanto do Windows 7 quanto do Windows 8.1, n?o ter?o direito ? atualiza??o gratuita.

Agora vamos ? segunda quest?o l? de cima: digamos que voc? ? o feliz possuidor de uma m?quina que tem direito ? atualiza??o gratuita. Quanto tempo seria prudente aguardar para fazer a instala??o?

Do ponto de vista l?gico, eu considero razo?vel esperar de uma a tr?s semanas ap?s o lan?amento. Parece pouco, mas se aparecerem ?bugs? terr?veis, destes que travam tudo e coisa e tal, este tempo ? mais que suficiente para que eles sejam corrigidos. Afinal, a maior interessada em fazer com que o sistema cause uma boa impress?o e se mostre seguro e est?vel ? a pr?pria MS, que acorrer? para resolver os problemas mais graves o mais r?pido poss?vel. Os menos graves, como falta de gerenciadores (?drivers?) para alguns dispositivos e incompatibilidade com este ou aquele programa s?o suport?veis e sempre se pode esperar que sejam corrigidos mesmo enquanto j? se est? usando o novo sistema. Assim, esperar at? tr?s semanas ? o suficiente para escapar do congestionamento inicial dos afobados que acorrer?o em massa para atualizar nos primeiros dias e para dar tempo ? MS de corrigir as eventuais falhas mais graves.

Qual o melhor sistema operacional??Comente no F?rum do TechTudo.

Pois ? isso a?.

No mais, cabem ainda duas recomenda??es. A primeira afeta os usu?rios que t?m Windows instalado, mas em vers?es que n?o foram agraciadas com a atualiza??o gratuita, como XT e Vista, al?m de outras. Se um usu?rio de uma dessas vers?es quiser atualizar para Windows 10, como fazer?

Neste caso a mat?ria Como baixar e instalar o Windows 10 Preview tem todas as respostas.?

A segunda ? dirigida ao usu?rio que ainda cultiva qualquer d?vida sobre o procedimento de atualiza??o gratuita para Windows 10: 20 coisas que voc? precisa saber antes de instalar no PC?.

Isto posto, ? aguardar.

Agora, por exemplo, eu estou rodando nesta m?quina que vos fala a etapa de desenvolvimento (?build?) 10130 de Windows 10, que instalei inda hoje. Mal tive tempo de examinar as novidades, pois tinha que entregar esta coluna no prazo (mas se alguma mudan?a not?vel tiver ocorrido, informarei oportunamente). E consta que n?o haver? muitas mais al?m desta. Afinal, s? faltam quarenta dias?

Vamos esperar e ver no que d?.

B. Piropo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.