Alguns donos de celulares pr?-pagos sofrem com um problema bem inc?modo: o gasto n?o autorizado dos cr?ditos. Quando a pessoa precisa fazer uma liga??o importante ou usar a Internet pelo 3G, recebe um aviso de cr?ditos insuficientes para efetuar a a??o. Aprenda a identificar o problema e resolv?-lo.

Carregadores sem fio: entenda como funcionam e se vale a pena investir

Assinatura de pacotes de SMS

Mensagens de "sorte do dia" podem estar consumindo seus cr?ditos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Consciente ou inconscientemente, alguns usu?rios assinam, junto ? operadora, um pacote de mensagens SMS. De tempos em tempos, ser? cobrado um valor espec?fico para ter direito a enviar um determinado n?mero de mensagens SMS naquele m?s.

Acontece que a maioria dos planos das operadoras trata estes pacotes de mensagens como servi?os de renova??o mensal. Mesmo que o cliente tenha esquecido ou n?o se d? conta, todo m?s um valor espec?fico ser? debitado dos seus cr?ditos.

Se isso estiver acontecendo com voc?, basta ligar para a sua operadora e falar com um atendente. Explique o problema e diga que quer cancelar o pacote de mensagens. O atendente explicar? como voc? deve proceder.

H? casos em que o pacote assinado sem saber n?o ? para enviar SMS e sim para receber mensagens de "sorte do dia", resultados de jogos, vers?culos b?blicos etc. Esse servi?o ? pago, debitado diretamente dos cr?ditos colocados no celular. Se voc? recebe esse tipo de mensagem com frequ?ncia, ligue para a operadora e pe?a o cancelamento.

Conex?o de dados habilitada

Ativando ou desativando o 3G no Android (Foto: Reprodu??o/Helito Bijora)

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no F?rum do TechTudo

Um problema parecido pode acontecer com a Internet m?vel, mais conhecida como 3G ou 4G. Muitas operadoras, nos planos pr?-pagos, cobram o uso da Internet m?vel por dia que usar. Assim, no dia que voc? n?o usa, voc? n?o paga nada. Por?m, muitos usu?rios se queixam de que gastam cr?ditos mesmo nos dias que n?o usam o plano de dados.

Isso acontece por que a conex?o de dados est? habilitada no seu celular. Alguns aplicativos necessitam de atualiza??o constante em segundo plano e acabam por usar a rede 3G automaticamente. A operadora identifica que houve uma acesso ? sua rede m?vel daquele celular e procede com a cobran?a.

Para resolver este problema, voc? precisa manter a sua conex?o de dados 3G ou 4G desligadas. Para fazer isso no Android, voc? precisa acessar as configura??es do celular, depois ir em ?Uso de dados? e, por fim, desligar a op??o de ?Dados m?veis?. No iOS, voc? deve ir em ?Ajustes?, depois em ?Celular? e desligar a op??o ?Dados celulares?. J? no Windows Phone, acesse a op??o ?Rede celular + SIM? nas ?Configura??es? e desative a conex?o de dados.

V?rus

... Smartphones est?o cada vez mais expostos ? v?rus?(Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Alguns programadores criam v?rus destinados a enviar SMS em massa e, consequentemente, gastar seus cr?ditos. Quando o celular est? infectado, a a??o mais comum ? que o v?rus envie SPAM para os mais diversos n?meros por meio de mensagens SMS, utilizando os seus cr?ditos.

Para se livrar das pragas virtuais, ? necess?rio baixar um antiv?rus para o seu celular e fazer um escaneamento. Se mesmo assim o problema persistir, talvez a ?nica solu??o seja restaurar o aparelho, se livrando de todos os dados e aplicativos j? instalados.

A melhor maneira de se prevenir desse tipo de infec??o ? s? baixar aplicativos de lojas confi?veis, como App Store, Google Play e Windows Store. Desta forma, voc? diminui bastante as chances de infectar o celular.

Ficando atento a estes tr?s problemas, dificilmente, voc? gastar? cr?ditos sem estar ciente disso. Em caso de d?vidas, entre em contato com a operadora e pergunte sobre seus direitos. Em alguns casos, o usu?rio tem direito ao reembolso do valor debitado indevidamente. Vale ? pena ficar atento.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.