O comparativo mostra os pr?s e contras de dois smarts intermedi?rios, o Galaxy A3 da Samsung e o popular Moto G, da Motorola. A ideia ? medir qual deles tem um melhor custo-benef?cio analisando hardware, design, telas, c?meras e mais. Quer descobrir em qual vale a pena investir? Ent?o confira os detalhes.

Galaxy Gran Prime Duos ou Moto G? Compare e veja qual celular ? melhor

Moto G ou Galaxy A3, qual a melhor op??o (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Galaxy A3

O Galaxy A3 tem como destaque seu acabamento met?lico, que oferece um visual mais elegante para o smart. J? o Moto G da 2? gera??o ganhou um design maior do que seu antecessor, e op??es de capinhas coloridas. Sobre as dimens?es, o A3 tem 130,1 x 65,5 x 6,9 mm com peso de 110 g, agradando os usu?rios que preferem smarts mais compactos.

Galaxy A3 tem design met?lico e ? mais leve (Foto: Divulga??o/Samsung)

O Moto G chega com 141,5 x 70,7 x 11 mm e peso de 149 g, e isso pode ser explicado pela sua tela maior, com 5 polegadas, em compara??o com as 4,5 polegadas dispon?veis no celular rival. Visualmente o smart da Motorola tem as bordas mais arredondadas nas laterais, com grandes alto-falantes destacados nas duas pontas. No total, Galaxy A3 ? mais leve e mais fino, o que oferece um design mais ?premium?, completado pelo toque met?lico. Ent?o ele leva esse ponto.

Tela: Moto G

O Galaxy A3 chega com sua tela de 4,5 polegadas, o que pode ser bem pequena para os usu?rios que fazem quase tudo pelo celular. A resolu??o tamb?m n?o ? das melhores, com 960 x 540 pixels (245 ppi). Por sua vez, o novo Moto G tem 5 polegadas de display com qualidade HD de 1080 x 720 (294 ppi).

Moto G oferece uma tela HD (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Ambos smarts apresentam prote??o de tela pela tecnologia Corning Gorilla Glass. Mesmo com uma tela maior, o Moto G apresenta maior resolu??o total, o que melhora a visualiza??o de imagens, textos, redes sociais e principalmente jogos, sem pixelizar. Dessa forma o queridinho da Motorola ganha o quesito.

Desempenho: Empate

Mesmo sendo intermedi?rios, os smarts n?o fazem feio quando o assunto ? desempenho. O Galaxy A3 oferece um processador quad-core de 1,2 Ghz Cortex A53 e mem?ria RAM de 1 GB. O Moto G apresenta configura??es semelhantes, com processador quad-core de 1,2 Ghz Cortex A7 e os mesmos 1 GB de RAM.

No armazenamento interno, o Galaxy A3 pode ser adquirido com 16 GB de espa?o interno, enquanto o novo Moto G oferece vers?es com 8 e 16 GB. ?Enquanto o primeiro permite expans?o por micro SD at? 64 GB, o celular da Motorola chega at? 32 GB extras pelo cart?o.

Os dois smarts oferecem conex?es Wi-Fi, modelo com 3G/4G e Bluetooth. O Moto G tem ainda uma vers?o com TV digital. Ent?o nesse quesito pode ser considerado empate, j? que a qualidade de processamento ser? parecida nos dois aparelhos.

Sistema Operacional: Moto G

Sobre o sistema operacional, em ambos falamos de Android

... , sendo que no Galaxy A3 vem de f?brica com a vers?o 4.4.4 (Kit Kat), que pode ser atualizado para o 5.0, enquanto o Moto G pode vir j? com o Android 5.0 Lollipop, nos modelos disponibilizados pelas operadoras.
Moto G apresenta Android com menos altera??es do que smart da Samsung (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

A interface do Android mais ?puro? do Moto G leva vantagem em compara??o com o Android modificado pela Samsung no A3, e pode apresentar funcionamento mais fluido. Al?m disso, as atualiza??es disponibilizadas pelo Google tendem a chegar primeiro nos smarts da Motorola do que nos do rival. Ent?o sobre software o Moto G sai na frente.

C?meras: Galaxy A3

A grande vantagem do Galaxy A3 ? sua c?mera frontal especial para selfies, que registra fotos de at? 5 megapixels. A lente traseira oferece 8 megapixels, flash LED e capacidade para gravar v?deos em 1080p.

Galaxy A3 apresenta c?mera selfie (Foto: Divulga??o/Samsung)

O Moto G oferece uma c?mera principal de 8 megapixels, flash LED e capacidade inferior para grava??es, em at? 720p. A lente frontal disponibilizada cliques com apenas 2 megapixels. Com isso, o smart da Samsung soma esse ponto dentre suas vantagens.

Bateria: Moto G

Um ponto importante para n?o deixar o usu?rio na m?o quando ele mais precisar ? a pot?ncia da bateria. Nos smarts intermedi?rios ela n?o costuma ser t?o incrementada, mas o Moto G promete durar um pouco mais do que seu rival, com 2070 mAh. J? o Galaxy A3 chega com apenas 1900 mAh. Vale lembrar que a durabilidade da carga depende muito das atividades utilizadas no dia a dia.

Pre?o e disponibilidade: Moto G

O grande destaque do Moto G, que ganhou as aten??es dos usu?rios, ? seu pre?o abaixo da concorr?ncia. E nesse caso n?o ? diferente: o smart da Motorola pode ser encontrado a partir de R$ 594, em diversas lojas virtuais ou f?sicas. J? o Galaxy A3 pode ser encontrado a partir de R$ 839, tamb?m em diversos estabelecimentos online ou lojas brasileiras. Se comparar pela tela maior, hardware semelhante e bateria, o Moto G tem melhor custo-benef?cio nesse quesito.

Conclus?o

O Moto G vence esse comparativo por apresentar uma tela com maior e com melhor resolu??o HD, bateria mais potente e sistema com atualiza??o mais r?pida, sem falar do pre?o econ?mico. O Galaxy A3 tamb?m ? um bom smart intermedi?rio, e n?o deve decepcionar os usu?rios que optarem por ele, com destaque no acabamento met?lico e na c?mera selfie. Mas dessa vez o queridinho da Motorola saiu na frente.

A tela mant?m a resolu??o do anterior, mas em um display maior, o que, claro, diminui a qualidade. E sobre a mem?ria, na verdade, ela continua a mesma. O que diferencia o novo modelo ? o slot para cart?es microSD? ? tamb?m compat?veis com uma vers?o 4G do Moto G lan?ado em 2013.

Est? na hora de trocar um iPhone por um Android??Comente no F?rum do TechTudo

Na disputa o Moto G leva a melhor (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.