A tecnologia 3D se torna cada vez mais popular e de qualidade. Nos últimos anos os preços dos equipamentos baixaram, a qualidade aumentou, a experiência ficou mais acessível e os conteúdos disponibilizados no formato cresceram. Hoje, televisores 3D com tecnologia ativa e passiva são os mais comuns nas lojas. Mas, embora os resultados sejam bastante semelhantes, há diferenças entre elas que devem ser consideradas pelo consumidor. O TechTudo explica as tecnologias e te ajuda a escolher a melhor opção para você.
Conheça TVs com ótimo custo-benefício para investir nesse Natal
TVs com tecnologia 3D se popularizaram (Foto: Divulgação)
Como funciona o 3D A ideia é muito simples. Imagens de ângulos ligeiramente diferentes são mostradas para cada olho, de maneira que o cérebro interprete que a imagem tem volume, assim como no mundo real. É exatamente assim que funcionam os olhos.
Formação de uma imagem 3D (Reprodução/Danilo de Almeida)
Faça o teste: Foque sua visão em um objeto próximo. Tampe um dos olhos com sua mão e observe-o por alguns instantes, sem mover seu rosto. Rapidamente, tampe o outro olho e abra o primeiro, ainda mirando este objeto. Perceba como sua visão parece ter mudado de lugar em relação ao objeto. Agora, abra os dois olhos e note como o objeto parece ter mais volume. Como o 3D necessita de dois olhos para ser percebido, pessoas com visão monocular ou certos problemas oftalmológicos não podem perceber o efeito.
Como funcionam as TVs 3D? 3D ativo No televisor com 3D ativo, os óculos apresentam baterias e se comunicam com o aparelho através de uma conexão sem fio, normalmente bluetooth. As lentes funcionam como persianas que, sincronizadas à tela da televisão, abrem e fecham alternadamente para cada olho, enquanto o painel passa as duas imagens que formam o 3D, em uma frequência de exibição muito rápida. Dessa forma, enquanto um dos olhos vê uma imagem, o outro vê nada. Depois, o outro olho vê uma imagem diferente, enquanto a visão do primeiro é bloqueada. Isso acontece em uma velocidade tão rápida que o cérebro não consegue perceber e “acha” que os dois olhos estão vendo imagens diferentes, ao mesmo tempo, o que simula o efeito tridimensional.
Funcionamento do 3D ativo (Reprodução/Danilo de Almeida)
Essa tecnologia oferece alta qualidade de imagem porque cada olho visualiza 1.080 linhas da imagem ao mesmo tempo (considerando que o conteúdo seja uma mídia de alta definição). O usuário também pode se deslocar para cima ou para baixo do n...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.