Os dois maiores sistemas operacionais m?veis, Android e iOS, possuem uma loja de livros digitais. Embora muita gente leia em tablets, uma grande parcela dos usu?rios n?o suporta longos per?odos de tempo lendo os livros nas telas LCD dos tablets. Isso porque a claridade agride os olhos e deixa a vista cansada. Os e-readers, no entanto, s?o equipamentos perfeitos para a leitura de livros digitais. Mas por que a tela destes aparelhos, como Kindle, Kobo e Lev, se assemelham ao papel e s?o t?o mais confort?veis aos olhos??

Kindle, Lev ou Kobo: Qual e-reader oferece o melhor custo-benef?cio?

Os E-readers, como o Kobo Touch, utilizam a tela do tipo e-ink (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Os e-Readers, tais com o famoso Kindle, da Amazon, o Kobo, vendido pela Livraria Cultura e o Lev, da Saraiva, utilizam um tipo de tela chamada de e-ink (tinta eletr?nica).?Esta tela tem tr?s camadas: a primeira ? para onde olhamos; logo abaixo dela h? uma outra camada transparente, mas com eletrodos, que podem ser carregados positiva ou negativamente; e a terceira camada ? um suporte inferior que tamb?m possui eletrodos. E ? entre a camada transparente de eletrodos e a camada de suporte inferior que a m?gica acontece.

L? existem micro-esferas, praticamente invis?veis a olho nu, que abrigam pigmentos magn?ticos de uma tinta especial nas cores preto e branco. Esses pigmentos s?o posicionados magneticamente dentro das esferas, ent?o, ao ver um ponto preto na tela, os pigmentos pretos s?o posicionados na parte superior da esfera e os pigmentos brancos v?o para o fundo dela. Para ver pontos brancos, acontece justamente o inverso. E se quiser ver um ponto cinza, os dois pigmentos se misturam no topo da esfera.

E ? dessa forma que as letras e imagens s?o formadas numa tela e-ink. No local onde vemos as letras, os pigmentos pretos est?o na parte superior da esfera. E onde est? branco ? por que os pigmentos brancos est?o na parte de cima. No caso das imagens podemos ver v?rios tons de cinza, decorrentes da mistura desses dois pigmentos.

Diferentes tipos de e-readers e suas telas e-ink (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Esse tipo de tela n?o precisa de uma fonte interna de luz para exibir as letras e imagens. Se o usu?rio estiver em um local claro, a pr?pria luz ambiente j? faz esse servi?o. No caso do Kindle Paperwhite e do Kobo Glo, que possuem luz interna, essa ilumina??o n?o ? direcionada para os olhos do usu?rio, servindo apenas para iluminar a ?rea de leitura. Assim a pessoa pode ler mesmo se estiver no escuro, pois o brilho n?o vai incomodar os olhos.

Kindle, Kobo ou Lev: qual a melhor op??o??Veja o que dizem os usu?rios no F?rum TechTudo

Visto que as telas de e-ink n?o precisam de luz constante, a dura??o da bateria salta para dias e, em alguns casos, at? semanas. Isso por que este tipo de tela s? precisa de energia el?trica na hora de movimen

... tar os microsc?picos pigmentos das esferas. Depois disso, n?o se faz mais necess?rio o uso de energia. Por isso, praticamente, todos os leitores de livros digitais ficam com uma imagem de fundo quando desligados, uma esp?cie de prote??o de tela, j? que para a exibi??o daquela tela n?o ? necess?rio nenhuma energia.
O Kindle Paperwhite tem?ilumina??o pr?pria, que possibilita leitura no escuro (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Assim, se voc? quiser colocar suas leituras em dia, o mais recomendado ? que voc? use um e-reader, como Kindle, Kobo ou Lev, pois eles oferecem uma experi?ncia de leitura mais agrad?vel.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.