Improvisos ou, tecnicamente falando, POG (Programa??o Orientada ? Gambiarra) s?o recursos bastante utilizados pelos brasileiros para resolver algum problema urgente. Eles s?o r?pidos, geralmente f?ceis de fazer e baratos, mas nem sempre seguras. Nesta lista o TechTudo separou dez casos de gambiarras que j? foram usados por muita gente. Afinal, que nunca recorreu aos improvisos?

Cinco informa??es fundamentais para a sa?de de quem usa fone de ouvido

1. Usar uma latinha de refrigerante para aumentar o sinal do roteador

Lata de alum?nio posicionada no roteador (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

Esta ? cl?ssica! Se o sinal do seu roteador Wi-Fi est? muito baixo uma sa?da, ao inv?s de comprar uma antena mais potente, ? cortar uma latinha de refrigerante e coloc?-la atr?s da antena. Acredite, ? f?cil, eficiente e o melhor: barato! Aprenda a fazer o improviso com nosso tutorial.

2. Usar um toner que a impressora n?o suporta

Quando o toner de uma impressora acaba e n?o h? outro do mesmo modelo para a troca, o que podemos fazer? Uma solu??o pr?tica ? usar um toner de uma outra impressora, encaixando-o na entrada do modelo em uso (?s vezes ? preciso ficar segurando) e fazer as c?pias. Essa gambiarra ? um excelente quebra-galho, mas n?o deve ser feita com frequ?ncia. O ideal ? comprar um toner compat?vel o quanto antes, para evitar for?ar o equipamento.

3. Durex no celular quebrado

Celular enrolado em durex (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Imagine a cena: seu celular cai no ch?o e se espatifa todo. Trinca a tela, a capa traseira j? n?o se prende ao corpo do celular, etc. ?tima oportunidade para comprar outro, concordam? Mas e se voc? estiver sem dinheiro? Basta juntar tudo e prender com durex! A op??o n?o ? ideal e nem esteticamente bacana, mas pode assegurar o funcionamento do smartphone por mais alguma tempo, at? voc? conseguir comprar outro. Pra quem tem senso de humor, d? at? pra brincar e dizer para os amigos que esse ? um visual r?stico, diferenciado.

4. Arrancar determinadas teclas do teclado

Essa POG era muito usada em lan houses. Alguns donos de lan house tiravam, propositadamente, algumas teclas do teclado. Por exemplo, alguns tiravam as teclas Alt e F4, para impedir os usu?rios de desligarem seus computadores. Quando uma m?quina era muito usada para jogos, costumava-se tirar a tecla WinKey para impedir que o jogador tocasse nela acidentalmente e assim abrisse o menu Iniciar, atrapalhando a jogatina.

5. Conectar um plugue no novo padr?o brasileiro nas tomadas antigas

Gambiarra de benjamins (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Esta gambiarra realmente exige um PHD em POG ou, no m?nimo, muita criatividade. Todos os aparelhos eletr?nicos atuais v?m com o plugue no novo padr?o brasileiro, que usa tr?s pinos. Por?m, na sua casa voc? pode ainda n?o ter trocado as tomadas. Nesses casos muita gente que n?o tem um adaptador em casa improvisa com benjamins.

Pegue um benjamim e encaixe em um dos pinos do plugue. Fa?a o mesmo com um segundo benjamim e deixe apenas o plugue de aterramento livre. Depois, pegue um terceiro benjamim e conecte os dois benjamins anteriores. Agora ? s? ligar na tomada. Mas aten??o: o ideal ? usar o adaptador, pois gambiarras desse tipo podem gerar algum tipo de curto

... circuito. Como o adaptador n?o ? algo caro, pode ser melhor investir em um.

6. Serrar parte do gabinete para encaixar uma placa de v?deo

Placas de v?deo mais potentes ou top de linha s?o bem grandes. Elas ocupam dois slots da sua placa-m?e e s?o bem cumpridas. Por?m, pode acontecer dela n?o caber no espa?o livre que h? no seu gabinete. A sa?da ? serrar algumas baias para HD, afim de conseguir encaixar a placa de v?deo no lugar. Afinal de contas, ningu?m vai deixar de usar uma placa de v?deo top de linha por causa de um gabinete pequeno, n??

7. Limpar a mem?ria RAM com borracha

Limpando mem?ria RAM com borracha (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Cena cl?ssica: voc? est? usando o computador tranquilamente e, de repente, a tela trava e voc? n?o consegue fazer mais nada. Voc? reinicia a m?quina e ela n?o retorna. Esses s?o sintomas de uma mem?ria RAM oxidada. A solu??o ? simples: abra o seu gabinete, retire os m?dulos de mem?ria RAM e limpe os contatos com uma borracha. Sim, borracha normal, daquelas usadas nas escolas.

Se voc? n?o tem uma borracha dessas, pode pegar um chinelo de borracha e limpar do mesmo jeito (um chinelo limpinho, por favor). Mas lembre-se: isso ? uma gambiarra! Trate de limpar os contatos da sua placa-m?e em um t?cnico o mais r?pido poss?vel.

8. Limpar o CD/DVD com pasta de dente e algod?o

Limpe o CD com movimento retos, de dentro para fora (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Hoje est? na moda o streaming de m?sicas e filmes. Mas ? prov?vel que voc? ainda tenha CDs de m?sicas e os DVDs de seus filmes preferidos. O que fazer se eles estiverem t?o arranhados a ponto de n?o funcionarem mais? Simples. Basta voc? pegar um pouco de pasta de dente e algod?o e dar um polimento na sua m?dia ?ptica. O procedimento ? semelhante ao polimento de um carro.

9. Super aquecimento? Use um ventilador!

Esse ? outro caso cl?ssico de Programa??o Orientada ? Gambiarra. Se o seu gabinete n?o tem um sistema de arrefecimento muito bom, nada melhor do que retirar a tampa lateral dele, deixando exposto os componentes internos e ent?o ligar um ventilador ligado na velocidade tr?s, apontado para dentro do gabinete. Com esta gambiarra, garantimos que seu computador n?o vai mais sofrer com altas temperaturas (mas n?o podemos dizer o mesmo da sua conta de luz).

Como resolver problema no fone de ouvido do Galaxy S3? Participe no F?rum do TechTudo.

10. Emendar o fio do fone de ouvido

Tem gente que passa o dia inteiro ouvindo m?sica e, para esses, n?o h? fone de ouvido que d? conta do recado. Geralmente o fio interno se parte na extremidade do fone. Para resolver isso, basta desencapar o fio, retirar a parte quebrada e ent?o unir novamente os fios. Agora ? s? fixar tudo com durex ou qualquer outra fita adesiva mais resistente.

Essas foram apenas algumas gambiarras. Existem muitas outras! Mas aten??o: gambiarras podem ser perigosas ou danificar o seu aparelho, antes de faz?-las busque se orientar e evite riscos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.