Casas e pr?dios impressos em 3D j? n?o s?o novidade, mas um projeto inovador pretende revolucionar essa aplica??o da tecnologia. Em Dubai, uma iniciativa construir? um centro comercial usando impress?o 3D em todos os seus elementos: da estrutura aos m?veis e itens decorativos. At? agora, a tecnologia era aplicada em paredes exteriores para as constru??es e todo o resto era feito da forma tradicional.

Impressora ?curiosa? usa Lego como material para criar mosaicos

Sketch do primeiro pr?dio constru?do todo em uma impressora 3D (Foto: Divulga??o)

Shaikh Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, Primeiro-Ministro de Dubai, pretende transformar a cidade no centro tecnol?gico do mundo quando o assunto ? design e arquitetura. Para isso, ele planeja construir v?rios edif?cios impressos totalmente em 3D. O primeiro pr?dio ser? constru?do, ou melhor, impresso, em um cruzamento bastante movimentado, bem no cora??o de Dubai. Grandes empresas do ramo participar?o do projeto.

A impressora 3D que far? todo o trabalho ter? pouco mais de 6 metros de altura e imprimir? blocos de constru??o de pouco mais de 600 metros. Ela ser? montada e instalada no local da edifica??o e os materiais usados ser?o SRC, um tipo de concreto especial e refor?ado; FRP, uma fibra de pl?stico refor?ada e GRG, uma fibra de vidro refor?ada.

Renderiza??o gr?fica de como ficar? os blocos de escrit?rios impressos em 3D (Foto: Divulga??o)
... >Estima-se que todo o trabalho dure em torno de algumas semanas, poupe entre 50 e 80% os custos da produ??o e diminua os res?duos gerados entre 30 e 60%. Ap?s conclu?do, esse edif?cio ser? usado como escrit?rios para diversas empresas, al?m de um ?Museu do Futuro?, que ter? uma exposi??o dedicada ? impress?o 3D.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no F?rum do TechTudo.

Via 3D Print



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.