?A vida ? muito curta para remover o hardware com seguran?a?, costumam dizer algumas pessoas. Afinal de contas, ser? que ? mesmo necess?rio fazer esse burocr?tico procedimento para se remover um simples pendrive? ?Neste artigo, o TechTudo explicar? a import?ncia de se remover o pendrive com seguran?a do computador e os preju?zos que poder?o ocorrer se voc? ignorar esta simples pr?tica de seguran?a.

Novos pendrives criptografados prometem seguran?a 'total'; entenda

Devo ou n?o remover o pendrive com seguran?a? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A import?ncia

Quando voc? conecta um pendrive na porta USB, ele automaticamente come?a a receber corrente el?trica, afim de funcionar. Ao utilizar a op??o ?Remover hardware com seguran?a? o sistema operacional desliga aquele componente e ele passa a n?o mais receber corrente el?trica.

Da mesma forma, enquanto est? ligado, o pendrive executa diversas a??es de leitura e escrita. Quando desligado da forma correta, ele cessa tamb?m tais a??es de leitura e escrita. Em outras palavras, o pendrive, mesmo conectado ? sua porta USB, fica inativo.

Quais os preju?zos

Evite queimar o seu pendrive e remova-o com seguran?a (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Muita gente n?o se d? conta dos preju?zos que podem ocorrer ao n?o remover o hardware com seguran?a. Se no momento que voc? puxar o pendrive da porta USB estiver passando uma corrente el?trica para ele, ? poss?vel que o dispositivo e at? mesmo a porta USB em que ele estava ligado queime. J? pode ter acontecido com voc? de um pendrive parar de funcionar ?do nada? ou determinada porta USB n?o reconhecer mais nenhum hardware. A causa para isso talvez tenha sido remover o hardware abruptamente.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Comente no F?rum do TechTudo.

Mas mesmo que seu pendrive n?o queime, ? poss?vel que alguns arquivos sejam corrompidos ao remov?-lo sem cautela. Se na hora que remover o pendrive ele esteja executando alguma opera??o de leitura e escrita nele, o arquivo em quest?o ser? corrompido.

? consenso?

N?o. Algumas pessoas dizem que esse procedimento s? deve ser feito quando o pendrive ? conectado ? porta dianteira do gabinete. Por?m, se for conectado na porta traseira, que ? ligada diretamente ? placa-m?e, o ?remover o hardware com seguran?a? n?o ? mais necess?rio.

Outros dizem que ? seguro remover o pendrive qua

... ndo o LED indicador de a??o n?o est? piscando. Alguns modelos trazem este LED que indica quando ele est? realizando alguma a??o. Por?m, o melhor e mais seguro mesmo a se fazer para evitar qualquer preju?zo ao seu equipamento e aos arquivos nele contidos ? remover o hardware com seguran?a. ? muito simples fazer isso e o TechTudo j? at? publicou tutoriais para fazer este procedimento no Windows e no Mac.

Assim, que voc? possa ter mais cuidado com seu pendrive e sempre que for retir?-lo do PC use a op??o ?Remover hardware com seguran?a? para evitar qualquer tipo de preju?zo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.