Todo mundo que tem um iPhone ou iPad e j? se deparou com pouco espa?o no disco do smartphone sabe o quanto esta situa??o pode atrapalhar fun??es comuns, como tirar fotos e instalar aplicativos. ? comum tentar solucionar o problema apagando as imagens ou removendo outros apps, mas existem outras medidas que podem ser tomadas para ajudar. Veja uma lista com dez dicas para ganhar espa?o no iOS.

Oito dicas para aumentar a vida ?til do seu carregador de iPhone

Confira 10 dicas para liberar espa?o no iPhone (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Libere espa?o com o app PhoneClean

A primeira dica ? baixar o aplicativo PhoneClean no TechTudo Downloads. O programa far? uma varredura no sistema operacional e hard disk de seu aparelho, buscando arquivos que estejam sobrando e que "congestionam" a mem?ria do telefone ou do tablet. Dentre os tipos de arquivos que ser?o limpos, est?o caches, cookies, dados offline e tempor?rios.

Use o PhoneClean para fazer uma varredura no iOS (Foto: Divulga??o/ PhoneClean)

Esta tamb?m uma ?tima dica para os que est?o sentindo que o iOS est? mais lento do que deveria, uma vez que o programa ajuda na otimiza??o do smartphone e, consequentemente, far? com que ele fique mais r?pido.

2. Limpe a lista de leitura do Safari

O Safari, navegador nativo do iOS, tem uma fun??o bem legal, a lista de leitura, que permite ao usu?rio salvar qualquer link para ler posteriormente. Por?m, como o recurso disponibiliza todo o conte?do salvo para ler at? offline, isso significa que ele salva esses dados no seu iPhone, e guarda tudo em cache.

Limpe a lista de leitura do Safari (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

Para apagar todo esse conte?do, basta ir em Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamento > Safari. Ao fazer isso, voc? ver? o bot?o ?Editar? no topo. Aperte ali e exclua a Lista de Leitura Offline.

3. Fa?a backup de suas fotos e v?deos

? inevit?vel: apagar as fotos e os v?deos do seu smartphone ? a maneira mais r?pida de conseguir espa?o livre no disco do aparelho. Para voc? n?o perder esse conte?do, fa?a o backup para um computador, um HD externo ou mesmo para nuvem, atrav?s dos servi?os dispon?veis como Dropbox, iClound, Skydrive e outros.?

4. Limpe o hist?rico do navegador?

Pode parecer ?bvio, mas?pouca gente faz. Para recuperar o espa?o ocupado pelos dados do hist?rico, v? em Ajustes > Safari> Limpar Hist?rico e dados dos sites. ? simples, mas resolve boa parte do problema.

Limpe a lista de leitura do Safari (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

5. Pare de salvar as fotos originais no Instagram

Toda vez que voc? compartilha uma foto no Instagram, o aplicativo salva no seu celular uma foto diferente com os filtros que voc? utilizou, al?m da foto original. Dessa forma, voc? fica com duas fotos praticamente iguais no dispositivo. Para que a rede social pare de salvar essas fotos duplicadas, entre no Instagram e v? at? as configura??es do app. Depois basta desmarcar a op??o ?Salvar fotos originais?.

... oto componente-conteudo"> Pare de salvar as fotos originais no Instagram (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

6. N?o guarde as m?dias do WhatsApp

Com a troca de imagens e v?deos pelo WhatsApp cada vez mais comum, os smartphones ficam ainda mais sem espa?o livre. Para resolver esse inconveniente, entre no mensageiro e clique em Ajustes. Depois, acesse Ajustes de Conversa e desmarque a op??o Salvar M?dia Recebida, como mostra a imagem.

Apague as m?dias do WatsApp (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

7. N?o mantenha duas fotos iguais ao usar o recurso HDR

O recurso HDR,?do ingl?s ?High Dinamic Range? ou ?Grande Alcance Din?mico?, ajusta imagens que t?m ?reas claras e escuras (entenda o?que ? a fun??o HDR no app de c?mera do iOS). Por?m, para conseguir uma foto com essa caracter?stica, a c?mera captura, pelo menos, tr?s imagens com exposi??es diferentes da mesma cena. Isso pode fazer com que o seu ?lbum de fotos do iOS tenha imagens repetidas.

N?o mantenha duas fotos iguais ao usar o recurso HDR (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

Para se certificar de que voc? n?o est? com fotos duplicadas no iPhone ou iPad, entre em ?Ajustes > Fotos e C?mera > e desmarque a op??o no final Manter Foto Normal.

8. Mantenha s? as m?sicas que voc? realmente ouve

Pare e pense: voc? realmente precisa de todas as m?sicas que est?o no seu smartphone? Se a resposta for n?o, fa?a uma varredura do que voc? n?o escuta mais e apague as m?sicas que voc? n?o ouve com tanta frequ?ncia.

Aproveite e apague suas m?sicas duplicadas. O iTunes faz isso autonomamente, o que ? muito ?til para organizar sua biblioteca. O recurso?pega o nome de todas as faixas e lista as que possuem nomes iguais.

9. Elimine mensagens antigas SMS ou do iMessage

Poucos conhecem esse recurso, mas o iPhone permite que os usu?rios do iMessage apaguem automaticamente as mensagens. Por padr?o, a configura??o vem em ?Sempre?, o que far? com que as mensagens n?o sejam apagadas nunca, por?m, voc? pode mudar esse tempo de armazenamento para um ano ou 30 dias. Para isso, entre em Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens. Clique no tempo de sua prefer?ncia.

Elimine mensagens desnecess?rias (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

10. Descubra quais apps est?o monopolizando mais espa?o?

? bem simples descobrir quais apps est?o gastando mais a mem?ria do seu smartphone. Para isso, entre em Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamentos. Agora, resta decidir quais aplicativos ficam e quais voc? vai remover do aparelho.

Veja quais apps ocupam mais espa?o (Foto: Reprodu??o/ Gabriella Fiszman)

Iphone 7: o que esperar do pr?ximo smart da Apple??D? sua opini?o no F?rum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.