Nessa semana, Mark Zuckerberg revelou no seu perfil pessoal mais detalhes sobre o projeto Internet.org, iniciativa do Facebook que visa levar conexão gratuita para localidades pobres que ainda estão offline. Dentre as novidades está a utilização de drones, satélites e lasers para a distribuição desse sinal.

Entenda a importância de remover o pendrive com segurança do computador

Facebook vai usar lasers para transmitir sinal de internet em locais pobres (Foto: Divulgação/Facebook)

A ideia da empresa é usar raios laser para enviar dados a uma velocidade maior se comparada a sinais comuns de radiofrequência. Isso porque, sendo luz altamente concentrada e polarizada, lasers são capazes de transportar uma densidade maior de informações no mesmo espaço de tempo. Segundo Zuckerberg, a medida irá “diminuir drasticamente a velocidade de transmissão de dados em longas distâncias”.

A tecnologia está sendo desenvolvida pelo Connectivity Lab (Laboratório de Conectividade, em inglês), do próprio Facebook, que preparou uma demonstração com lasers visíveis. Na prática, quando estiverem em pleno funcionamento, eles não poderão ser vistos a olho nu.

A conexão gratuita à web oferecida pelo Internet.org está disponível atualmente em seis países: Gana, Tanzânia, Quênia, Zâmbia, Índia e Colômbia. Mas, há esperanças de que a iniciativa chegue ao Brasil ainda este ano, prazo em que o Facebook pretende expandir a oferta para mais 100 países, cuja lista ainda não foi divulgada.

Qual melhor configuração para PC de edição de som e vídeo? Veja no Fórum do TechTudo.

De qualquer forma, a depender dos esforços de

... infraestrutura, não deverá demorar até que locais afastados de redes de transmissão celular possam receber sinal de Internet e se conectar usando um dispositivo Android. Afinal, Zuckerberg garantiu que o uso de lasers é só uma das formas de conectividade que estão nos planos.

Via Facebook e Computer World



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.