Runescape e Drakensang são dois games de MMORPG com propostas parecidas. Ambos são gratuitos para jogar e estão totalmente em português. Enquanto um aposta na história, o outro foca em gráficos e jogabilidade. Quer saber qual jogo de RPG Online é o melhor? Confira no comparativo quem ganha em visual, história, classes e muito mais.

Drakensang Online: como fazer missões e evoluir no game

Drakensang é um MMORPG gratuito (Foto: Reprodução/TechTudo)

Gráficos

Tanto Runescape como Drakensang possuem gráficos tridimensionais. Mas Runescape aposta em um visual mais lúdico, que lembra jogos como Legend of Zelda: The Wind Waker. Já o RPG Drakensang tem gráficos mais estilizados, no padrão de outros games de MMORPG para PC. Além disso, Drakensang usa texturas, enquanto Runescape aposta apenas em polígonos coloridos para facilitar o carregamento.

Runescape possui versões para computadores com hardware fraco (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Nesse quesito, o que prevalece é o gosto do usuário. A solução encontrada por Runescape é interessante, porque permite um jogo leve e dinâmico. Já Drakensang segue mais os padrões de games como Diablo e exige um download inicial de 20 MB (mais 780 MB adicionais). Vale lembrar que Runescape divide-se conforme a potência do seu computador. Runescape 3, por exemplo, é o mesmo título, mas com gráficos em alta definição, com uso de texturas de ótima qualidade e efeitos de luz e sombra.

Jogabilidade

Em cada jogo deste comparativo, há uma abordagem diferente. Enquanto em Drakensang vemos o perfil clássico com visão isométrica e heróis detonando vilões, em Runescape, o jogador controla um personagem que começa em uma vila com ambientação 3D. Embora tenha características online, Runescape lembra muito antigos títulos de RPG para consoles de videogame.

Runescape possui uma aventura focada no personagem com boa história (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Qual o melhor MMORPG da atualidade? Opine no Fórum do TechTudo.

Drakensang é mais focado no multiplayer. Depois de cumprir algumas missões, o jogador pode entrar em uma guilda e participar de aventuras online com outros jogadores. Em Runescape, você começa como um herói solitário e, eventualmente, pode encontrar outros gamers durante suas missões. A câmera do jogo é livre e o jogador pode rotacionar ou aproximar a câmera na hora que quiser.

Runescape é mais focado na exploração e descoberta, para dar prosseguimento à história. Há também diversas atividades extras como pescar, forjar itens e muito mais. O destaque do jogo é qualidade da animação, já que o personagem representa todas as atividades que faz. Já Drakensang se entrega facilmente a ação e foco nos combates. Além disso, a jogabilidade é semelhante a games como Diablo.

História

Um item pouco explorado em muitos

... jogos de MMORPG é a história. Embora seja um elemento importante, muitas vezes esse fator é relegado a dezenas de linhas de texto tediosas. Felizmente, em Runescape, o jogador conta com uma história imersiva, com mistério e muito suspense.
É possível ajustar gráficos e até rotacionar a câmera em Runescape (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

No entanto, o mesmo não pode ser dito de Drakensang. Ainda que com bastante referências a Diablo, o joga se resume a uma aventura de ação, onde o que importa é encarar o próximo calabouço cheio de monstros.

Classes

Um item importante em jogos de RPG é possuir várias classes com estratégia de ataque diferente. Por exemplo, magos tentem a ficar à distância disparando magias, enquanto cavaleiros ou guerreiros preferem o coração da batalha.

Drakensang possui classes bem divididas (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Nesse aspecto, Drakensang sai vitorioso por apostar em classes diferentes desde o início. O conceito de classes também é explorado em Runescape, mas de forma mais empírica. Nele, o jogador pode escolher sua postura para encarar inimigos conforme vai evoluindo os atributos do personagem.

Requisitos mínimos

Ambos os games são bastante modestos nos requisitos mínimos, mas também pecam por pedir a instalação de programas para inicialização. Runescape, por exemplo, exige a instalação do plugin Java, o que pode parecer muito para um jogo de visual tão simples.

Drakensang possui gráficos incríveis, mas exige instalação adicional (Foto: Reprodução/Youtube)

Já Drakensang pode ser jogado direto do navegador, mas a produtora sugere a instalação de um programa cliente. O software serve para baixar todo o conteúdo do jogo em segundo plano, algo em torno de 800 MB.

Conclusão

Runescape e Drakensang são dois games com propostas diferentes. Enquanto um aposta em herói/heroína no estilo “Link” de “Legend of Zelda”, o outro conta com uma aventura mais visceral e sangrenta, como Diablo. Ambos garantem diversão para incontáveis horas em seus respectivos mundos virtuais. Se você prioriza mais a história dos jogos, a escolha ideal é Runescape por ser misterioso e cheio de suspense. Outro ponto de desempate é o quesito Classes, em que Drakensang sai na frente por ter classes diferentes desde o início do jogo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.