Para os que não estão acostumados com o Mac, a alternativa ao Windows pode parecer complicada. A verdade é que o computador possui vários atalhos e ferramentas que ajudam muito a vida dos usuários. Veja a seguir sete truques “escondidos” no software que vão te ajudar a não perder tempo no Macbook.

Como salvar fotos em PDF no Mac OS X

Lista reúne sete dicas "escondidas" no Mac OS X (Foto: Foto Divulgação/Apple)

1) Esconda a Dock da tela 

A Dock é a barra de ícones localizada na parte inferior da sua tela no Mac. Nela, você encontra atalhos para os apps que mais usa. Mas, também é possível escondê-la quando precisar. Basta pressionar as teclas Command + Option + D juntas. Depois, para voltar com a barra, faça o mesmo procedimento.

Mac permite esconder Dock da tela principal (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

2) Tire um print apenas de uma área específica 

O Mac possui um ótimo recurso para fazer screenshots. O atalho permite não só tirar o print de uma tela, como ainda selecionar a área exata que você deseja. Para isso, basta apertar as teclas Command + Shift + 4. Feito isso, você verá que o cursor vai aparecer e então é só selecionar a área desejada.

3) Use a busca do Spotlight como calculadora

Apesar de ser muito pouco conhecida entre os usuários, essa dica é ótima. Em vez de perder tempo abrindo a calculadora para fazer uma conta, o Mac permite que você faça isso de forma muito mais rápida pelo Spotlight. Ao apertar Command + Barra de espaço, o computador abre a barra de buscas na tela. Uma vez aberta, basta digitar o cálculo e o computador fará para você. Muito mais simples, não é?

Faça contas básicas com o Spotlight (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

4) Crie uma pasta para reunir fotos soltas

Para não perder tempo criando uma pasta e depois selecionando todos os arquivos do Finder que devem conter nela, o Mac tem uma solução mais ágil. Você pode selecionar todas as imagens ou documentos para a nova pasta. Depois, com a tecla Shift pressionada para selecionar os arquivos, dê um clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Nova pasta com seleção”. Isso fará com que o Macbook crie uma nova pasta com todos os documentos que você selecionou previamente.

Crie pastas rapidame
... nte (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

5) Navegue entre aplicativos abertos

É muito comum abrir vários programas ou aplicativos durante o uso do Mac e precisar revezar entre eles. Se este é o seu caso e você gostaria de ter mais agilidade nesse processo, existe uma maneira: Command + Tab. Ao fazer isso, o computador abrirá uma janela no meio da tela, e você pode continuar apertando Tab (passando telas) até encontrar o programa que quer usar no momento.

6) Libere memória RAM do seu Mac

O Mac é muito bom no gerenciamento de memória RAM. Porém, é comum que ele salve memórias inativas ao invés de deixar o espaço livre. Para te ajudar a ganhar mais memória, existe um passo simples que pode ser feito em poucos segundos. Para isso, abra o Terminal do computador (vá na busca e escreva Terminal) e depois digite "Purge" (sem aspas). O processo pode fazer com que seu Mac trave por alguns minutos, mas depois o computador estará com mais memória livre.

Veja como aumentar memória RAM do Mac (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

7) Desabilite a rolagem invertida do mouse

O Mac tem um recurso nativo que deve incomodar muita gente: a rolagem invertida do mouse. Se este é o seu caso, não se preocupe, existe uma maneira bem simples de resolver o problema e deixar a rolagem conforme o dedo se movimenta no sensor. Para isso, abra as Preferências do sistema, clique em Trackpad (na aba Rolagem e Zoom) e marque a opção “Direção da Rolagem: natural”.

A rolagem invertida do Mac pode ser um incômodo; veja como desabilitar o recurso (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Via Businessinsider

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.