A Siri, assistente virtual do iOS, foi lançada em 2011. Mas os usuários brasileiros esperaram bons anos para ter a Siri em português, o que só virou realidade em 2015. Agora na nossa língua, a assistente se tornou uma ferramenta muito útil para os usuários do sistema da Apple e, por isso, o TechTudo preparou uma lista com as melhores dicas para você aproveitar ao máximo o seu iPhone e sua assistente.

O que é Siri e como usar o comando de voz do iPhone?

Confira dicas para usar a Siri no iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Configurando a Siri

Configurando a Siri (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Primeiramente, para usar a Siri, é preciso ativá-la e configurá-la corretamente. Para isso, acesse “Ajustes”, depois “Geral” e, por fim, vá até a opção “Siri”. Lá você pode ativar a assistente, definir o idioma e também se nós poderemos chamá-la usando o comando de voz “E aí, Siri?”.

Ativando o recurso ditado

Ativando o ditado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O recurso ditado é útil para quem não gosta muito de digitar no iPhone. Com ele ativado você pode dizer qualquer frase que a Siri escreve na tela para você. Para isso, você deve ir em “Ajustes”, “Geral” e depois em “Teclado”. Nesta tela você deve ativar a opção “Ativar ditado”. Para usá-lo, quando estiver usando qualquer aplicativo em que seja necessário escrever, como o Notas, basta tocar no microfone e começar a ditar as frases.

Pergunte tudo o que a Siri pode fazer

Todas as possibilidades com a Siri (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A Siri pode fazer várias coisas para você, tais como enviar mensagens, fazer ligações, marcar compromissos no calendário, etc. Porém, para ver tudo que ela pode fazer, basta ativá-la em seu iPhone e quando ela exibir a mensagem “Em que posso te ajudar?”, você toca no botão com o ponto de interrogação. Assim, ela vai mostrar tudo o que é capaz de fazer.

Ligando ou mandando mensagens para os seus contatos

Você pode ligar ou mandar mensagens para seus contatos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Você pode, através dos comandos de voz, ligar diretamente para algu

... m contato ou mandar mensagens pelo iMessage. Basta ativar a Siri e falar “Ligar para Mãe” ou “Enviar mensagem para Mãe”, por exemplo. O importante é falar o nome do contato como está registrado na sua agenda.

Agendando alarmes e compromissos

É possível ainda agendar compromissos e configurar alarmes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A Siri também facilita a criação de alarmes e compromissos no calendário. Você pode dizer, por exemplo, “Me acorde às oito”, para que ela configure um despertador para 8 horas. Outro recurso interessante pode ser conseguido dizendo as palavras “Agendar reunião para amanhã às dez”. Assim, a assistente virtual vai agendar um compromisso para você neste horário. Tudo muito simples, sem burocracia.

Postar nas redes sociais

Poste nas redes sociais usando comandos de voz (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Por meio da Siri é possível também postar qualquer coisa nas redes sociais. Você pode dizer "Postar no Facebook" ou “Postar no Twitter” que a assistente te perguntará o que você quer falar. Daí, é só falar o conteúdo da sua mensagem e permitir que ela publique nos seus perfis.

Ouvir músicas

Ouça músicas sem nem mesmo tocar no smartphone (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Está estressado e quer ouvir aquela música pra relaxar? Você não precisa nem pegar no iPhone. Basta dizer “E aí, Siri?” e depois dizer “Ouvir música”. Ela automaticamente abre a sua lista de músicas e começa a tocá-la. Você pode também definir se quer em modo aleatório ou não, pode pausar, mudar de faixa, dentre outras funções do player.

Procurar por informações na internet

A Siri pode te dar um conjunto enorme de informações (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Quer saber a idade do Barack Obama? É só perguntar à Siri. Quer informações sobre alguma cidade? Basta fazer uma nova pergunta. Basicamente, qualquer coisa que você queira saber e que esteja na Internet a Siri pode buscar pra você e te contar em português.

Saber a sua localização

Se encontre usando a Siri (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Você pode buscar informações sobre alguma cidade, tais como a localização dela no mapa. Se estiver perdido em algum lugar, pode perguntar à ela onde você está. Ela dirá a sua localização aproximada, para que você possa se situar.

Qual é o melhor assistente de voz? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.