O Linux/GNU é o terceiro sistema operacional para desktop mais usado do mundo, e o único do top três que é de código aberto. Essa característica possibilita a criação de diferentes versões, com características distintas. Confira sete distribuições gratuitas do Linux que vão tornar sua vida mais fácil.

Linux: Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar

Veja sete distribuições gratuitas do Linux (Foto: Reprodução/Linux)

1) Ubuntu MATE

Lançado em 2004, o Ubuntu é uma das distribuições mais populares. A mais recente delas é Ubuntu Mate, que trouxe melhorias, mantendo a facilidade de instalação. Também oferece várias aplicações importantes, entre as quais destacam-se Firefox, Thunderbird, LibreOffice, VLC Media Player e Steam.

Interface da distribuição do Linux Ubuntu MATE (Foto: Divulgação/Ubuntu MATE)

2) openSUSE

A openSUSE tem como característica principal a instalação simples e a flexibilidade da interface. Ela usa o YaST, uma espécie de portal onde é possível gerenciar o computador e ajustar configurações. O openSUSE conta ainda com Tumbleweed, que atualiza o sistema e aplicativos automaticamente.

Área de trabalho do openSUSE, distribuição do Linux (Foto: Divulgação/openSUSE)

3) Mint

O Mint pode ser instalado facilmente a partir de USB ou DVD e oferece suporte multimédia completo. Não possui muitos recursos, mas é bastante estável. Assim, esta distribuição é para quem não tem paciência em fazer regressões do sistema, especialmente por contar com gerenciador de atualização. O Mint ainda suporta diversas interfaces populares, como Cinnamon, Mate, LMDE e KDE.

Distribuição do Linux Mint (Foto: Divulgação/Mint)

4) Fedora

O Fedora tem três opções de perfil, variando conforme as necessidades do usuário. É possível baixar a versão workstation, a baseada na nuvem ou para servidor. O sistema usa principalmente a interface Gnome, mas outras opções de ambientes de trabalho também estão disponíveis. Esta distribuição é conhecida por ter muitas atualizações, com meses ou mesmo semanas de intervalo.

... s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/06/02/4-fedora.jpg" alt="Área de trabalho da distribuição do Linux Fedora (Foto: Divulgação/Fedora)" height="391" width="695">Área de trabalho da distribuição do Linux Fedora (Foto: Divulgação/Fedora)

5) Debian

Uma das mais antigas distribuições, o Debian é uma boa escolha para workstations e servidores. A versão de estação de trabalho vem com GIMP e LibreOffice pré-instalados. Possui suporte a diferentes interfaces, embora a Gnome seja a mais usada. O usuário pode optar pelas versões estável, em teste e instável, de acordo com seu próprio ânimo em desbravar novos recursos.

Debian é uma das distribuições do Linux mais antigas (Foto: Divulgação/Debian)

6) SteamOS

O SteamOS é um sistema operacional voltado para gamers. Desenvolvido pela Valve, o sistema operacional é baseado na arquitetura do Linux e está em fase beta. Por causa disso, o suporte a jogos em máquinas com Linux é pequeno, embora esteja crescendo. Atualmennte o Steam OS já tem mais de mil games compatíveis com o Linux, de diversos perfis de desenvolvedores.

SteamOS, sistema com arquitetura Linux para gamers (Foto: Divulgação/Valve)

7) Lubuntu

O Lubuntu é uma versão ultra leve do Ubuntu. Pensado para dispositivos com pouca RAM – e baixas especificações em geral -, como netbooks ou micros antigos. A distribuição usa interface LXDE, que apresenta aparência simples, mas bonita. Como consequência, o Lubuntu também consome menos energia.

Lubunto, versão leve do Ubuntu para dispositivos com baixas especificações (Foto: Divulgação/Lubuntu)

Qual é a melhor distribuição Linux? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.