O arquiteto indiano Ekaggrat Singh Kalsi modificou uma impressora 3D para criar um novo tipo de arte. Substituindo o composto plástico de impressão por LEDs, ele criou um sistema que permite, basicamente, “imprimir” com luz. Usando uma câmera configurada para capturar imagens em longa exposição, o processo cria uma imagem estática como se fosse um holograma, formado camada por camada.

Aparelho que cria objetos em 3D pode superar impressoras tradicionais

Impressora modificada usa LED para emitir luz, que é captada por uma câmera, criando a ilusão de uma imagem estática em 3D (Foto: Divulgação/Ekaggrat Singh Kalsi)

O processo todo de desenvolvimento da ideia e conclusão do projeto levou um ano. Para atingir o resultado que você vê nas imagens, Kalsi precisou, além de modificar a impressora, criar uma mecânica de automatização de sua câmera fotográfica e desenvolver um script para a Grashopper 3D.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

O script controla o movimento do extrusor, dando coordenadas precisas para que a luz seja captada pela câmera na posição correta. Segundo o artista, o código que ele desenvolveu pode converter qualquer modelo 3D para uma linguagem que a impressora entende.

Arquiteto usou equipamentos domésticos para criar a impressão de luz (Foto: Divulgação/Ekaggrat Singh Kalsi)

Kalsi empregou um LED de 5mm, capaz de

... emitir luz colorida, à impressora e criou um sistema que automatiza a câmera. Assim, ela dispara sozinha, sem a necessidade de que alguém opere o obturador por longos períodos de tempo.

Depois de tudo pronto, o arquiteto fez um scan da face de sua filha e usou a imagem para criar a impressão do rosto com luz.

Via 3D Printing Industry e Ekaggrat Singh Kalsi

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.