O Google, dono da marca Orkut, entrou com um pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) contra o registro da marca Orkuti, usada pela rede social idêntica criada em 2014 pelo brasileiro Alex Becher. Com quase 400 mil usuários, o site é muito semelhante ao serviço do Google, não apenas no nome, mas também pelo layout. O criador da plataforma, porém, afirma que não há nada que o impeça de utilizar o nome no Brasil.

Veja os termos de uso do Facegloria e entenda o que pode e o que não pode

Google entra com pedido para tirar Orkuti do ar (Foto: Reprodução)

Muitos brasileiros sentem saudade do Orkut e foi exatamente por isso que Becher decidiu criar o Orkuti. Porém, a rede social adotou muitas características semelhantes às do Google. Na área que seria dedicada ao feed de posts, por exemplo, são escritos os Scraps. É possível também entrar em Comunidades, receber Depoimentos e ver a 'Sorte do Dia', como na plataforma aposentada pelo gigante de buscas.

Apesar da pequena diferença no nome, o Google, detentor da antiga marca, entrou com um pedido no Inpi de oposição ao registro da marca Orkuti – feita em outubro de 2014. De acordo com a gigante de buscas, “em razão da fama adquirida e da excelência dos serviços, a marca “ORKUT” tornou-se alvo de cobiça de empresas em todos os ramos de atividade e ficou sujeita a tentativas de usurpação por terceiros que pretendem simplesmente se aproveitar do prestígio da Opoente”, explicam.

Atualmente, ao procurarmos pela marca “Orkuti” no site do Instituto são encontrados dois registros de marca com os números de processo: 908401124 e 908401230. Os dois documentos possuem a mesma classificação: “Educação, provimento de treinamento; entretenimento; atividades desportivas e culturais”. Também é possível visualizar o pedido de oposição nos dois processos – que estão sendo verificados administrativamente.

Registros de marca possuem a mesma classificação no INPI (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Em defesa do Orkuti, o criador afirma que foi dada entrada do pedido de "aposentadoria da marca" Orkut, já que o Google tirou a rede social do ar em todo o mundo, restando apenas o arquivo de comunidades. Ainda segundo Becher, o pedido está aguardando decisão judicial, mas como o domínio Orkuti está em nome dele, não há nada que o impeça de utilizá-lo.

“Não temos nada do Google, tudo criamos aqui no Brasil, tentamos reproduzir o ambiente do saudoso Orkut. O Google não precisa disso, eles têm o mundo e nós só [temos] o Brasil”, afirma o desenvolvedor do Orkuti.

O TechTudo entrou em contato com o escritório do Google no Brasil. Porém, a empresa não vai comentar o

... caso.
Rede social brasileira tem espaço para os scraps, depoimentos e comunidades (Foto: Divulgação/Orkuti)

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.