Uma bengala eletrônica, que apita quando o usuário se aproximar de obstáculos, foi a invenção vencedora do campeonato Hackaton Robótica Livre do Fórum Internacional Software Livre (FISL), evento que ocorreu de 8 a 11 de julho em Porto Alegre.

Como assistir as palestras do FISL 16 online

Bengala eletrônica (Foto: Giordano Tronco/TechTudo)

O guia inteligente para pessoas com deficiência visual – nome pelo qual é chamado pelos criadores – é composto de uma placa Arduino (microcontrolador eletrônico de hardware livre) e dois conjuntos de sensores, um deles para identificar objetos à frente e outro em ângulo oblíquo para identificar obstáculos mais à altura dos joelhos e cintura. O corpo da bengala é feito de lixo eletrônico reaproveitado.

No espírito da tecnologia livre, o projeto que mostra como montar e programar a invenção vai ser disponibilizado em breve no portal Robótica Livre.

Guia em ação (Foto: Divulgação/FISL 16)

Veja vídeo da invenção em funcionamento:

O guia inteligente apresentado no FISL é um protótipo desenvolvido em dois dias. A equipe de seis estudantes responsável pelo invento quer agora buscar financiamento para produzir um modelo comercial. Já há novas ideias para a versão 2.0. Entre elas, substituir o bipe por um alarme que vibra.

“A ideia final seria colocar os sensores não em bengalas, mas em dispositivos que o deficiente visual usaria no cinto e na altura dos joelhos”, explica Ezequiel Rinco, técnico em redes e um dos desenvolvedores da tecnologia. “O alerta de proximidade seria então enviado via bluetooth para o celular ou para uma puls

... eira, e seria uma vibração e não um barulho de ‘bipe’.”

Quem quiser replicar o invento em casa, ou até aperfeiçoá-lo, pode baixar o projeto sem maiores complicações. Como é uma tecnologia livre, a intenção é espalhá-la para o maior número de interessados possível. E não exige grandes custos, como lembra Daniel Kock, estudante de Sistemas da Informação e membro da equipe: “dá para comprar o Arduino na Internet. Por R$ 100 você faz um projeto desses.”

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.