O Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, faleceu recentemente aos seus 55 anos, deixando um grande legado em sua forma de administrar a empresa. Sua carreira na Nintendo começou ainda como programador nos anos 80 e desde então seus feitos o fizeram subir até a posição de Presidente, na qual teve também alguns erros. Confira alguns de seus maiores sucessos e fracassos.

Nintendo na E3 2015: confira as principais novidades da conferência

Relembre a trajetória de Satoru Iwata na Nintendo até seus sucessos na presidência da empresa (Foto: Reprodução/Technology Tell)

Primeiro jogo

Durante seu tempo como programador na subsidiária HAL Labboratory da Nintendo, Satoru Iwata trabalhou em muitos jogos como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, porém um de seus trabalhos mais significativos foi em seu primeiro título, um clássico chamado Pinball para o Nintendo 8 Bits.

O game estava a ponto de ser cancelado, pois outros programadores não conseguiam fazê-lo funcionar e estava cheio de bugs. Sozinho, Satoru Iwata consertou todos os problemas e deixou Pinball pronto para ser lançado. Aproximadamente 10 anos depois, ele se tornaria o chefe da HAL Labboratory.

Pinball para o Nintendo 8 Bits foi o primeiro jogo em que Satoru Iwata trabalhou na empresa (Foto: Reprodução/RetroNintendoReviews)

Presidência da Nintendo

Apesar de trabalhar mais na área de jogos com a HAL, Satoru Iwata estava bastante envolvido nos processos internos da Nintendo, até se tornar chefe da divisão de planejamento no ano 2000. Ele ajudou na criação de consoles que seriam lançados pouco depois, como o GameCube e o GameBoy Advance.

Em 2002, o Presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, ia se aposentar após 53 anos no cargo, e escolheu Satoru Iwata para carregar essa responsabilidade. Durante a geração do GameCube e GameBoy Advance, o papel de Iwata foi de dar continuidade ao trabalho de Yamauchi, porém secretamente ele já se preparava para uma reviravolta.

Em 2002 Satoru Iwata se tornou Presidente da Nintendo no lugar de Hiroshi Yamauchi (Foto: Reprodução/My Nintendo News)

Nintendo DS e Nintendo Wii

Apesar de a Nintendo possuir um monopólio do mercado de portáteis com o GameBoy Advance na época, a Sony pretendia ameaçá-la com o PSP, e havia o medo de que sua popularidade seria roubada, assim como os PlayStation 1 e 2 fizeram com os consoles de mesa da Nintendo, inclusive o GameCube que amargou fracas vendas em sua geração.

Foi então que Satoru Iwata seguiu duas novas estratégias, chamadas de “Oceano Azul” e “Disrupção”, para criar plataformas que quebraram paradigmas, o Nintendo DS e o Nintendo Wii

... >. Com uma tela de toque no portátil e controles de movimento no console, ambos venceram a concorrência, o DS superando as 150 milhões de unidades e o Wii as 100 milhões, números que até hoje detém o recorde para plataformas Nintendo.
O Nintendo DS se tornou a plataforma mais vendida da Nintendo (Foto: Reprodução/Kotaku)

Nintendo 3DS

A trajetória de sucessos de Satoru Iwata teve seu primeiro tropeço com o lançamento do Nintendo 3DS, em 2011. Havia muitas incertezas no mercado de games sobre a necessidade de um novo portátil com a grande migração de jogadores para smartphones e tablets. Outro fator que atrapalhou bastante foi o grande terremoto e tsunami de Tohoku que atingiram o Japão na época.

Para salvar o portátil, Satoru Iwata decidiu realizar um drástico corte de preço ainda nos primeiros 6 meses do aparelho, pedindo desculpas aos usuários que o compraram anteriormente. O corte de preço prejudicou as finanças da Nintendo mas funcionou a longo prazo junto com jogos como Mario Kart 7, hoje garantindo a dominância e relevância do Nintendo 3DS no ramo dos portáteis.

Um avatar do Presidente Satoru Iwata participa do game Tomodachi Life para Nintendo 3DS (Foto: Reprodução/Tiny Cartridge)

Nintendo Wii U

Assim como o DS e Wii trilharam o sucesso juntos, o 3DS e Wii U também tiveram seus tropeços coletivos em seus lançamentos. A maior diferença entre o Wii U e 3DS é que por ser um dispositivo mais caro, a Nintendo não pode oferecer um grande corte de preço ao Wii U como fez com o portátil, levando-o a vendas bem abaixo do esperado.

Atualmente o Wii U tem as piores vendas de uma plataforma Nintendo já lançada, com exceção do fatídico Virtual Boy. Até mesmo o pouco popular GameCube ultrapassou 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, enquanto o Wii U em aproximadamente dois anos de vida apenas vendeu 10 milhões. O console ainda recebe jogos de peso da própria Nintendo, mas as atenções já estão começando a se voltar para seu sucessor.

Satoru Iwata teve dificuldade ao apresentar o Nintendo Wii U devido a sua semelhança com o Wii (Foto: Reprodução/Nintendo Enthusiast)

Fim das conferências na E3

Provavelmente uma das decisões mais contestadas de Satoru Iwata entre os fãs, foi uma mudança na política da empresa para a grande feira de jogos E3 que é realizada todos os anos em Los Angeles, Estados Unidos. Diferente de suas concorrentes diretas, Sony e Microsoft, a empresa decidiu que não teria mais uma conferência no evento.

As conferências da E3 se tornaram uma grande parte da cultura dos jogos como enormes acontecimentos nos quais as empresas revelam suas maiores surpresas para agitar um público de jornalistas que por um instante viram apenas fãs apaixonados. Pelos últimos três anos a Nintendo apenas divulga um evento digital, Nintendo Direct, gravado antecipadamente e sem o mesmo impacto.

Durante a E3 2015, Satoru Iwata foi representado por um boneco em vídeo (Foto: Reprodução/Nintendo Life)

Nintendo NX

O futuro da Nintendo repousa em seu próximo console, anunciado sob o codinome “Nintendo NX”. Apesar do falecimento de Satoru Iwata, o desenvolvimento dos aparelhos da empresa leva anos e muitas vezes possui ideias que ultrapassam gerações. Por exemplo, o Nintendo DS possuía muita influência do antigo Presidente, Hiroshi Yamauchi.

Isso significa que provavelmente ainda veremos no Nintendo NX muitos frutos das sementes que Satoru Iwata possa ter plantado nesses últimos anos de desenvolvimento, dando um pouco de sobrevida ao seu jeito de pensar na gigante japonesa.

Em março, Satoru Iwata anunciou o futuro console Nintendo NX, sem maiores detalhes (Foto: Reprodução/Siliconera)

O Wii U é um console da “próxima geração”? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.