Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Instagram cresceu, chegou a 300 milhões de contas, ficou maior que o Twitter (que tem 284 milhões), e apertou o cerco contra o spam. Em função disso, enviou alertas para contas seguidas por perfis falsos, afirmando que o usuário pode sentir uma redução no número de seguidores. A rede social informou que vai deletar spams e fakes definitivamente, para que não sejam mais incluídos na contagem de followers. Parece simples, mas muitos usuários, confusos, estão caindo em boatos e publicando fotos com as hashtags #nãosouspam e #teamverification, temendo perder os seus perfis.

Mark Zuckerb teme que um botão 'não curti' gere bullying no Facebook

Instagram (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Instagram (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Desde o anúncio feito na quarta-feira (10), circulam mensagens na rede social citando o que chamaram de "Team Verification", uma suposta de equipe do Instagram destinada a checar perfis falsos e reais. O post, em português, pede que os usuários brasileiros sigam o perfil @TeamVerificationBrasil e façam um repost da foto com a hashtag  #teamverification para "salvar" a sua conta e garantir que ela não seja apagada junto com a varredura de spams e fakes. Outra hashtag comum entre os usuários enganados, que publicam apenas uma tela preta ou uma selfie, é a #naosouspam. 

Uma busca pelas tags teamverification e naosouspam no Iconosquare revelam que o volume de fotos usando as marcações segue crescendo. O perfil @TeamVerification, já não existe mais. E, provavelmente, foi apagado em razão da mesma ofensiva contra os spammers na rede social. O Instagram lembra que o objetivo desses boatos, na maioria da vezes, é reunir fãs em uma conta, agregar seguidores, para depois usá-la para outros fins, com anúncios e spam. Portanto, não siga.

Instagram print 1 (Foto: Reprodução/ TechTudo)Mensagem falsa pede que brasileiros 'salvem' suas contas com post e hashtag (Foto: Reprodução/ TechTudo)

Segundo o comunicado inicial do Instagram, a grande maioria das pessoas não será impactada. Porém, aquelas que notarem a correção, e que provavelmente são seguidas por algumas dessas contas falsas e spams, já estão recebendo uma notificação no aplicativo com link para as informações adicionais.

Entenda o caso

No link (help.instagram.com), em inglês, o Instagram explica que está reparando um problema antigo que inclui incorretamente as contas inativas ou falsas no total de seguidores. De acordo com o Instagram, serão eliminadas contas de spam, contas falsas e  pessoas e posts que não seguem as Diretrizes da Comunidade. O Instagram lembra ainda que o problema foi corrigido para a maioria dos Instagrammers em abril de 2014 e, até o final deste ano, deve ser resolvido para os membros restantes.

Em resumo, as Diretrizes da Comunidade do Instagram tem quatro mandamentos: publique suas próprias fotos e vídeos; use roupas (nada de nudez), seja respeitoso (sem ofensas) e não envie spam.

O que não fazer no Instagram

Instagram print  (Foto: Reprodução/ TechTudo)Alerta do Instagram no Android informa que número de seguidores pode diminuir (Foto: Reprodução/ TechTudo)

FOTOS PRÓPRIAS: Não publique fotos e vídeos feitos por outras pessoas na sua conta, como se fossem suas. Isso inclui posts de outras pessoas e conteúdo copiado e colado da Internet em geral. Contas exclusivamente compostas com copy & paste podem ser desativadas a qualquer hora.

SEM NUDEZ: Não compartilhe fotos ou vídeos de nudez ou conteúdo adulto. A mesma regra aplica-se à foto do perfil. Mesmo quando essas imagens são publicadas com a melhor das intenções (artística ou não), a rede social entende que esse conteúdo pode ser republicado de maneira inapropriada na plataforma. 

CONTEÚDO ILEGAL: Não compartilhe fotos ou vídeos de violência extrema, corpos ou pessoas feridas gravemente. Além de sua conta poder ser desativada, dependendo da situação a rede social pode comunicar o ato às autoridades. Isso também inclui a publicação de fotos e possível compra/venda de bens regulados como armas de fogo, álcool, drogas, medicamentos prescritos ou produtos para adultos.

RESPEITO: O Instagram não é um lugar apropriado para abusos, ataque pessoais, assédio, ou mesmo tentar se passar pelos outros (fakes). Caso a rede social receba reclamações válidas sobre má conduta, pode enviar um aviso ou desativar a conta. Isso inclui, também, encorajar ou incitar os usuários a praticar anorexia, bulimia e outros distúrbios alimentares e comportamentais como a autoflagelação, a mutilação ou o suicídio. Isso irá resultar em uma conta desativada sem qualquer aviso.

SPAM: É proibido envolver-se em comportamento autopromocional de qualquer tipo no Instagram, o que inclui comentários repetitivos, manipulação do serviço para se autopromover (scrip de seguidores, por exemplo), o que e estende-se a comentários de spam comerciais, códigos de desconto ou URLs.

Se você não tem nenhum desses comportamentos não tolerados na rede social, não há com o que se preocupar. 

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.