Uma árvore de natal inteligente, praticamente independente. Parece coisa de ficção, mas já é realidade no Rio de Janeiro. O TechTudo visitou a maior árvore de natal flutuante do mundo, a da Lagoa Rodrigo de Freitas. Pegamos um barco e conhecemos de perto todo o aparato tecnológico que a sustenta. O que descobrimos vai além da estrutura metálica gigantesca e das milhares de lâmpadas, mas uma árvore quase infalível. Vamos embarcar nessa viagem?

Veja, abaixo, o vídeo da Árvore de Natal da Lagoa, no Rio de Janeiro

Conheça TVs com ótimo custo-benefício para investir nesse Natal

A árvore de natal da Lagoa está na sua 19ª edição e esse ano o tema para o espetáculo é “um natal de luz”. De perto, ela parece ainda maior. A estrutura gigantesca tem 85 metros de altura, algo equivalente a um prédio de 28 andares, e peso de 542 toneladas. Para o show são usadas 3,1 milhões de microlâmpadas (sim, daquelas que usamos na árvore que montamos em casa), 120 mil metros de mangueira luminosa e 24 mil metros de estrutura tubular. Os 2.150 strobos e os 100 refletores de LED transformam a árvores em uma estrutura metálica luminosa fluorescente (é lindo, ainda mais visto de dentro).

O TechTudo visitou a Àrvore de Natal da Lagoa (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O TechTudo visitou a Árvore de Natal da Lagoa (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

De acordo com Omar Jacob, diretor da Mil Geradores (empresa responsável pela produção da energia da árvore), o espetáculo é autônomo e inteligente. "A gente pode dizer que a Árvore da Lagoa hoje é sim uma árvore inteligente. Ela tem um cérebro eletromecânico que nos ajuda a prever acidentes, é autônoma e é quase impossível que ela deixe o público na mão. Na verdade, do ponto de vista da engenharia, essa chance é zero", afirma.

Luzes tradicionais usadas nas árvores enfeitadas em casa também marcam presença (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Luzes tradicionais usadas nas árvores enfeitadas em casa também marcam presença (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Estrutura intern se tranforma em fluorescente multicor (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Estrutura interna se transforma em fluorescente multicor (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Esse show de luz e tecnologia conta ainda com um carrilhão eletrônico que reproduz canções natalinas e badaladas de sinos. A tecnologia importada da Itália é a mesma usada no Vaticano (até o Papa já chegou na era Hightech). A impressão é que os sinos estão ali, vista a nitidez e fidelidade dos sons. 

Lâmpadas LED, você já instalou em sua casa? Comente no Fórum do TechTudo.

Mas tantos eletrônicos não funcionariam sozinhos. Além do grupo de 1.200 profissionais que trabalham na concepção, montagem e manutenção da árvore, um super sistema de geração de energia alimenta o show que acontece toda noite. Cinco geradores, quatro de 550 kVA e um de 30 kVA, este último usado para serviço de sinalização noturna, garantem energia suficiente para fazer o show da árvore acontecer.

... nal/2014/12/12/foto4arvore.jpg" alt="A árvore é alimentada por cinco geradores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)" height="390" width="695" title="A árvore é alimentada por cinco geradores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)">Toda a estrutura da árvore é alimentada por cinco geradores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Esses geradores funcionam a base de combustível, mas também eletronicamente. A ideia é reduzir a emissão de gases poluentes através dos recursos eletrônicos. Outra maneira para economizar é a adoção da telemetria, uma tecnologia inteligente que mede e comunica informações entre um operador e um desenvolver de sistemas. Mas o que isso significa na prática? 

No caso de sistemas de geração de energia e da árvore de Natal da Lagoa, a telemetria mapeia o consumo de acordo com o espetáculo e reveza o funcionamento dos geradores a partir da demanda. Assim, gasta-se apenas o necessário, o que economiza energia e dinheiro. Tudo é muito simples: Internet, computadores e os geradores dão conta do recado. Os funcionários monitoram todo o trabalho das máquinas e ficam a postos para possíveis problemas (que são quase impossíveis de acontecer).

Apesar da economia, a árvore ainda consome muita energia. Omar estima que a árvore consuma algo em torno de 15 mil kVA por hora. Sem a telemetria, o consumo subiria para 24 mil kVA por hora, algo equivalente ao consumo de energia de 600 casa durante um mês. A economia de 40% reduz esse número para algo em torno de 360 casas. Que diferença, né?

Mesmo com a telemetria, árvore consome (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Árvore consome em uma hora o equivalente ao que 360 casas consomem em um mês(Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

"A programação do espetáculo da árvore é feita por um especialista e passada pra gente. Com esses dados conseguimos calcular o momento em que ela precisa de mais ou menos energia para fazer um consumo consciente. Isso garante economia, a prevenção do meio ambiente e evita acidentes", explica Omar. Todo esse sistema garante ao espetáculo o título de árvore de natal inteligente. Já foi lá conferir esse show tecnológico? A árvore ficará montada até o dia 6 de janeiro e funciona entre 19h30 e 2h, de domingo a quinta, e até as 3h nas sextas e sábados. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.