O caráter temporário de fotos e vídeos que se autodestroem é a principal qualidade do Snapchat. Porém, isso também pode ser fonte de seu defeito mais grave: o abuso, spam e perfis falsos. É por trás dessa cortina que se escondem diferentes tipos de perseguições, de propagandas e várias formas de spam, até perfis fakes ou o compartilhamento de conteúdo íntimo sem autorização. Se você já viu ou foi vítima desses casos, aprenda a denunciar à equipe do Snapchat para tentar reduzir essas práticas.

Como usar o Snapchat

Veja como denunciar e se proteger de comportamento inadequado no Snapchat (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Contas de universidades

Contas de universidades podem propagar conteúdo ilegal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por mais que esse canal seja uma febre nos EUA, é importante saber como reportar possíveis ilegalidades em contas universitárias, especialmente quando há transmissão ao vivo. Já houve casos menos graves, de uso indevido de imagem, até mais sérios, envolvendo racismo, por exemplo.

Para informar problemas ao Snapchat, basta preencher o formulário na página de suporte (support.snapchat.com/report) com o seu nome de usuário, endereço de e-mail e descrição detalhada da situação. É preciso descrever a história ou snaps específicos que mereçam atenção, ou indicar quem é você em fotos e vídeos caso queira retirar do ar sua imagem usada sem autorização.

Questões de abuso e segurança

É possível denunciar todo tipo de abuso contra você ou terceiros (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Snapchat oferece um canal específico para tratar problemas relacionados a todo tipo de abuso. Nele esstão incluídos o compartilhamento de conteúdo íntimo, fotos ou vídeos que prejudiquem a dignidade alheia, bullying ou pedofilia, entre outros. Do mesmo modo que na situação anterior, quanto mais informações você oferecer, mais fácil será encontrar os responsáveis.

No formulário do suporte destinado à esses casos (support.snapchat.com/abuse), você poderá reportar em seu nome, em nome de um amigo ou de uma criança, sempre informando a idade das pessoas envolvidas, especialmente quando envolver menores. Na hora de explicar, lembre-se também de especificar se é um snap, um código, uma história completa ou mesmo uma conta inteira.

Spam

Snapchat foi alvo de vários ataques de spammers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Depois de casos como dos smoothies, do bug no iPhone e das dietas milagrosas, o combate às mensagens em massa virou um dos principais focos do Snapchat. Para reportar, é necessário informar o básico: seu nome de usuário e o de quem distribuiu o spam, além de de

... talhar o que tenha ocorrido.

Fakes

O último caso de denúncia é relacionado a casos em que pessoas mal-intencionadas mandam fotos ou vídeos fingindo ser você, por vezes criando contas falsas com um nome de usuário parecido.

Chamada pelo Snapchat de “impersonation” (representação, em português), essa infração deve ser reportada no formulário (support.snapchat.com/impersonation) informando o nome de usuário do fake e uma descrição minuciosa do conteúdo que ele compartilhou e quem foi vítima do golpe.

Da mesma forma que os abusos, também é possível relatar casos relacionados não só a você, mas a amigos ou crianças que não querem ou não sabem fazer a denúncia sozinhos.

Qual é o seu aplicativo favorito? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.