Os cartuchos de impressoras podem poluir o meio ambiente se forem descartados no lixo comum. Para ajudar os consumidores, algumas marcas oferecem serviços de retorno ou coleta desse material, de forma mais segura. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados, caso sua impressora não tenha essa função de reciclagem. Confira algumas dicas de como jogar fora os cartuchos vazios, sem prejudicar a natureza.

Impressora 3D disponível no Brasil já pode criar objetos à prova d’água

Confira as dicas de como descartar o cartucho vazio da impressora (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Marcas com reciclagem de cartuchos

A forma mais simples e gratuita de descartar os cartuchos vazios é conhecer a política de reciclagem da empresa fabricante. Confira o procedimento para algumas marcas que oferecem esse tipo de suporte para os consumidores:

HP

Para começar, a HP oferece duas alternativas gratuitas: a primeira é o retorno, com entrega do material vazio em lojas autorizadas. As filiais estão espalhadas por diversas cidades brasileiras e abrangem supermercados, lojas de informática, de multimídia e mais.

A segunda opção é a coleta no local, com agendamento prévio pelo site. A marcação demora até 10 dias úteis e o mínimo é de 5 cartuchos de toner ou tinta. A entrega deve ser feita em uma caixa de papelão ou do próprio cartucho. O material é enviado para reciclagem.

Samsung

A Samsung também tem um serviço de coleta com o projeto Planet First e recolhe os cartuchos usados em impressoras ou multifuncionais da Samsung. Para isso é necessário fazer um cadastro e preencher o formulário no site da fabricante. Tudo é feito sem nenhum custo.

Empresas oferecem reciclagem interna ou recolhimento de cartuchos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Epson

Usuários com equipamentos de cartuchos da Epson têm suporte para coleta e reciclagem de suprimentos que não são mais necessários para o consumidor. No Brasil estão distribuídos pontos para a entrega do cartucho vazio, sendo necessário preencher uma declaração com dados pessoais para a doação do material que não usa mais para destinação ambiental adequada.

Lexmark

A Lexmark conta com um programa de preservação ambiental na qual propõe a devolução dos cartuchos vazios, que terão um fim adequado. Para isso, é necessário entrar em contato com o e-mail “[email protected]” para o reaproveitamento das peças em reciclagem, por meio da parceira com a empresa DescarteCerto.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

Brother

A marca também tem pontos de coleta para o descarte corretos de suprimentos e equipamentos, incluindo os cartuchos de tinta, com o projeto Brother Earth. Para isso é necessário pesquisar no site pela localização do ponto especializado, no estado brasileiro, e depois entregar o material vazio no local.

Empresas especializadas em coleta

Algumas empresas são especializadas em fazer coletas de materiais, para recicla

... gem ou descarte apropriado. Um exemplo é a DescarteCerto, que trabalha com diversos materiais, inclusive os cartuchos de tinta. Estão distribuídos pontos de coleta para os consumidos em diversos estados do Brasil e em parceria com fabricantes.
Empresa DescarteCerto oferece serviço de coleta pago e parceria com fabricantes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso prefira juntar para descartar de uma vez, o serviço do DescarteCerto Inbox é vendido por R$ 19,90 e basta agendar a coleta em casa. Recarregar cartuchos ou comprar produtos não originais podem estragar sua impressora, então, veja neste tutorial como identificar se o cartucho é verdadeiro.

Descarte em coleta seletiva

Descartar os cartuchos vazios em lixeiras comuns, junto com resíduos orgânicos, pode poluir áreas e afetar o meio ambiente. Isso acontece por causa dos resquícios de tinta e corante que permanecem no material. Então, a dica é descartar na lixeira vermelha da coleta seletiva, já que a principal composição do cartucho é o plástico.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.