Gran Turismo sempre foi uma referência em relação aos gráficos. Desde o primeiro título, passando por Gran Turismo 3 e 4 (no PS2) e nos últimos Gran Turismo 5 e 6 (para PS3), o game sempre impressionou pelo visual muito semelhante ao que é visto na vida real. Confira a evolução de gráficos da franquia título por título:

Gran Turismo: veja curiosidades da série de corridas exclusiva da Sony

Gran Turismo é referência em realismo nos gráficos de games de corrida nos consoles (Foto: Divulgação/Sony)

Gran Turismo (1997)

Sucesso arrebatador do PSOne, GT surpreendeu os gamers fãs de automobilismo. Foi o primeiro título a trazer carros de rua comuns e a buscar simular o comportamento dinâmico desses veículos. Até aquele momento, jogos de corrida se dividiam entre carros futuristas, ou modelos super esportivos, como Ferraris e Lamborghinis na série Need For Speed, sem um compromisso muito grande com as leis da física.

Em termos gráficos, GT chamou muito a atenção do público para o uso de replays que simulavam uma transmissão de TV. Em Gran Turismo, jogadores puderam ver a pintura dos carros reagindo às condições de luz e, segundo Yamauchi, o game, que tinha sido desenvolvido por cinco anos, usava 75% do poder de processamento do PSOne.

Gran Turismo trouxe simulação e realismo para os consoles (Foto: Reprodução/GameZone)

Gran Turismo 2 (1999)

O segundo jogo da série foi melhor do que o primeiro em tudo: tinha mais carros, mais pistas (com a inclusão de circuitos reais) e uma melhora sensível na qualidade gráfica. Em geral, GT2 teve um aumento de conteúdo, mas manteve a base do primeiro jogo: os jogadores tinham opções de câmera limitadas a para-choque, capô e duas posições com vista da traseira do carro que pilotavam.

Em Gran Turismo 2, os gráficos ficaram mais definidos, especialmente nos carros (Foto: Reprodução/GameDBase)

Em termos de gameplay, o jogo continuou dividindo o aspecto simulação, com eventos, licenças e competição, e o arcade.

Gran Turismo 3 (2001)

Primeiro game da série no PS2, GT3 se destacou por fazer uso da capacidade do novo console para melhorar os gráficos. Se nos dois primeiros jogos cada carro era modelado com 300 polígonos, em GT3, eles passaram a ser constituídos de 4000 polígonos.

Gran Turismo 3 (Foto: Divulgação)

A evolução é perceptível no aumento de resolução e no ganho de detalhes em cada um dos modelos do jogo. A melhora na performance gráfica se percebe, também, nas pistas e no entorno de cada uma delas.

Gran Turismo 4 (2005)

Para muita gente, o melhor jogo da série. Gran Turismo 4 é um dos games definitivos para quem quer ter uma ideia do que o PS2 era capaz de fazer em termos gráficos. GT4, rodando no PS2, é capaz de gerar imagens em 1080i. Vale lembrar que hoje, 10 anos depois, duas gerações

... de console adiante, ainda há grandes lançamentos que sofrem para atingir essa marca.
GT4 apresenta gráficos a 1080p e 60 frames por segundo. No PS2 (Foto: Divulgação/Sony)

Além do aumento considerável na definição das imagens, GT4 foi o primeiro game da série a contar com o recurso Photo Mode. Nele, jogadores podem explorar diversos ângulos para gerar fotos de seus carros. No PS2, as imagens podem ser impressas em um dispositivo USB compatível.

Gran Turismo 5 (2010)

Cinco anos de espera, atrasos e um ciclo de desenvolvimento e lançamento bastante tumultuado, trouxeram Gran Turismo 5 para o PS3. Cercado de expectativas muito elevadas, e com alguns problemas no lançamento, GT5 ainda pode impressionar muita gente com os modelos premium: são os carros que foram modelados especificamente para o novo jogo, com mais detalhes e gráficos melhores (GT5 e GT6 carregam centenas de carros feitos para o GT4, que têm menos detalhes e não apresentam a mesma qualidade gráfica).

GT5 é um dos poucos jogos do PS3 a atingir 1080p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Gran Turismo 5 foi o primeiro game da série a contar com câmera no cockpit dos carros (para os modelos suportados). O nível de detalhes nas texturas, a qualidade dos efeitos de iluminação e sombras ainda chamam muito a atenção. Além disso, é o primeiro jogo da série a contar com chuva e mudança de tempo: jogadores podem correr provas que simulam perfeitamente o ciclo de 24 horas.

GT5 trouxe suporte a gameplay em 3D e, seguindo os passos de GT4, GT5 apresenta resolução de 1280 x 1080p, renderizando o jogo a 60 frames por segundo.

Gran Turismo 5 foi o primeiro jogo da série a trazer carros com câmera dentro do cockpit (Foto: Reprodução/MyPSPMag)

Gran Turismo 6 (2013)

O mais recente lançamento da série aprimora o que foi atingido com GT5. Mais uma vez, a resolução aumentou: os gráficos e GT6 têm saída a 1440 x 1080p (embora esse salto cause algum comprometimento na taxa de frames, que oscila abaixo dos 60).

Gran Turismo 6 tem resolução maior e efeitos mais caprichados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Em GT6, no aspecto gráfico, a grande melhora promovida pela Poliphony Digital está nos efeitos que tornam o game ainda mais bonito. Chuva, spray de água levantado pelos carros em movimento, flare causado pelo sol, o brilho do asfalto com o sol baixo, ao entardecer, e outros detalhes dão a GT6 um aspecto mais polido do que GT5.

Quais são os melhores jogos de corrida? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.