Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Chromecast ganhou uma nova funcionalidade nessa semana que o permite ser usado sem precisar de conexão à rede Wi-Fi. Com o Modo Convidado, agora é possível que amigos usem 3G/4G para transmitir vídeos para a TV equipada com o dongle, deixando de lado a necessidade de fornecer a senha da rede. Veja como ele funciona e de que forma ativar o recurso.

Conheça TVs com ótimo custo-benefício para investir nesse Natal

Confira novidades de funções do Chromecast (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Chromecast ganhou atualização que permite conexão com amigos fora da rede Wi-Fi (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Agora, apesar de não ser mais necessário conectar ao mesmo Wi-Fi do Chromecast, um usuário convidado continua tendo que estar próximo a ele. Isso porque o novo recurso faz a TV emitir ultrassons, que são escutados por apps compatíveis instalados em smartphones ou tablets por perto – eles são inaudíveis pelo ser humano.

Como ativar

Passo 1. Certifique-se que seu Chromecast está ligado a uma fonte de energia e a uma entrada HDMI na TV, e que seu celular ou tablet esteja na mesma rede Wi-Fi. Em seguida, abra o app oficial do dongle e selecione o aparelho desejado (já que pode haver mais de um);

Selecione o Chromecast e aguarde alguns segundos para se conectar a ele (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o Chromecast e aguarde alguns segundos para se conectar a ele (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Logo no topo do menu, ative o Modo Convidado e confirme sua escolha na tela seguinte.

Ative o Modo Convidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Modo Convidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como usar

Passo 1. Abra qualquer aplicativo compatível com o Chromecast, como o YouTube, e toque no símbolo de transmissão no topo da tela;

Comece uma transmissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece uma transmissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha o Chromecast a ser conectado e, depois, permita que o app ative o microfone do celular para fazer o pareamento via ultrassom. Use normalmente.

Conecte a um Chromecast próximo por meio de ultrassons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte a um Chromecast próximo por meio de ultrassons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Vale lembrar que, embora o dispositivo convidado esteja conectado a uma rede 3G ou 4G para escolher o conteúdo a ser reproduzido, os vídeos serão baixados pelo Chromecast via Wi-Fi, então não há porque temer consumo do pacote de dados.

Você também irá visualizar um PIN na sua TV começará a exibir, que é uma chave de segurança necessária para validar múltiplas conexões – em alguns casos, o Chromecast poderá pedir essa senha para conectar convidados. Infelizmente a atualização só está disponivel no Android.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.