Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Jogos de luta tiveram seu momento de glória durante o início da década de noventa. Nesse mesmo período, com o console de 16 bits, a Nintendo fez uma revolução. Apesar de conviverem na mesma época, os melhores e mais importantes games do gênero apresentaram versões nos fliperamas. Com isso, muitas vezes os jogos acabaram ganhando ports um pouco inferiores para os consoles caseiros da época.

Conheça tudo sobre o novo Ultra Street Fighter IV

Samurai-Showdown-Sen (Foto: Samurai-Showdown-Sen)Jogos de luta tiveram seu momento de glória durante o início da década de noventa. (Foto: Divulgação)

Ainda assim, não é muito difícil encontrar grandes pérolas dos jogos de lutas no Super Nintendo, um console que traz os repertórios mais interessantes da história. Muitos dos principais hits dos arcades ganharam versões dignas para a plataforma da Nintendo, e muitos jogadores - especialmente os mais novos - tiveram a primeira experiência com esses títulos através do console.

Samurai Showdown

Samurai Showdown seguia a principal onda do início da década de 90: um Street Fighter com propostas ligeiramente diferentes. Lutadores de diversos lugares do mundo participavam de um torneio de artes marciais para decidir quem era o melhor. 

Apesar da ênfase na temática Samurai, os personagens apresentavam estilos bem diversos e movimentos únicos.

Os personagens de massinha eram muito diferentes para época (Foto: Divulgação)Os personagens de massinha eram muito diferentes para época. (Foto: Divulgação)

Clay Fighter

Clay Fighter era um jogo de luta e comédia que trazia a mesma tecnologia de clássicos como Mortal Kombat. Os personagens eram esculpidos em massinha e fotografados em diferentes poses antes de irem para o mundo dos games.

Clay Fighter não era o melhor jogo do gênero da época. Mas, por conta do estilo tão diferente, todo os outros quesitos - especialmente o bom humor - faziam com que ele ganhasse algum destaque diante dos competidores.

Alpha 2 teve a estréia de Sakura (Foto: Divulgação)Alpha 2 teve a estréia de Sakura. (Foto: Divulgação)

Street Fighter Alpha 2

A série Street Fighter Alpha foi um dos derivados mais importantes do jogo original. Nela, é mostrado um período anterior na vida dos lutadores mais famosos do mundo. Esse game era absolutamente incrível nos fliperamas, mas, para a versão em SNES, muitos cortes precisaram ser feitos. Apesar disso, o título traz qualidade quando comparado a concorrência, quase sempre incapaz de competir com os jogos da Capcom no mundo da luta.

O primeiro rival de Street Fighter (Foto: Divulgação)O primeiro rival de Street Fighter foi Fatal Fury Special. (Foto: Divulgação)

Fatal Fury Special

Considerado o melhor título da série para Super Nintendo, Fatal Fury Special era uma versão amplamente aprimorada do segundo game. O jogo foi o primeiro competidor sério de Street Fighter, e a franquia era respeitada pela Capcom. Com isso, tornou-se um dos primeiros crossovers da história.

Apesar da qualidade nos Fliperamas e no NeoGeo, Fatal Fury nunca atingiu a mesma influência no Super Nintendo.

Hyper Dimension era o mais diferente jogo de Dragon Ball (Foto: Divulgação)Hyper Dimension era o mais diferente jogo de Dragon Ball (Foto: Divulgação)

Dragon Ball Z: Hyper Dimension

Esse é o anime mais popular da história. Dragon Ball Z ganhou inúmeros jogos de luta para o Super Nintendo ao longo da década de 90. Todos eles apresentavam elementos relativamente novos e criativos, como a capacidade de voar e se afastar do oponente, dividindo a tela ao meio.

Hyper Dimension foi um pouco na contramão e tentou criar um título mais semelhante à outros títulos do gênero. O esforço não apenas deu certo como também nos trouxe um jogo que resumia toda a saga de Goku em sprites belíssimos que se sustentam até o dia de hoje.

Os quelônios mutantes tinham seu próprio jogo de luta (Foto: Divulgação)Os quelônios mutantes tinham o próprio jogo de luta. (Foto: Divulgação)

TMNT: Tournament Fighters

No início dos anos noventa, as Tartarugas Ninja era a franquia mais popular do ocidente. Se o beat’em up Turtles in Time pode ser considerado um dos melhores jogos do Super Nintendo, TMNT: Tournament Fighters também era bem famoso na categoria.

Com mutantes absolutamente únicos e movimentos muito distintos para cada um dos protagonistas, o jogo de luta regular ganhou boas proporções por ter escolhido a franquia certa.

Lutas jurrásicas em Primal Rage (Foto: Divulgação)Lutas jurrásicas em Primal Rage. (Foto: Divulgação)

Primal Rage

Dois anos depois do sucesso avassalador de Jurassic Park nas telonas, um jogo decidiu colocar os dinossauros para brigar. Primal Rage foi mais um desses games cuja versão para Super Nintendo nunca foi tão boa quanto aquela presente nos arcades da época. 

Além dos personagens formidáveis, você poderia devorar e atormentar seres humanos que andavam pelo cenário, pisonteando-os e até arremessando-os para os adversários.

Um elenco dos mais diversos estava presente em Killer Instinct (Foto: divulgação)Um elenco dos mais diversos estava presente em Killer Instinct (Foto: divulgação)

Killer Instinct

O jogo de luta da Rare ficou famoso pelos UltraCombos. Killer Instinct possuía um dos melhores visuais do Super Nintendo, além de um elenco absolutamente diverso: de Ninjas até Velocirapctors.

Os gráficos era influenciados pela mesma tecnologia de Donkey Kong Country, com ambientes 3D pré-renderizados. A série era exclusiva da Nintendo e fez um enorme sucesso na época.

O imenso número de personagens de Ultimate MK 3 (Foto: Divulgação)O imenso número de personagens de Ultimate MK 3 é um grande destaque. (Foto: Divulgação)

Ultimate Mortal Kombat 3

Na época do Super Nintendo, Mortal Kombat era o segundo título mais popular de luta do mundo (antes da chegada de grandes competidores como Tekken e Super Smash Bros). Apesar disso, a crítica nunca foi muito favorável, graças às dezenas de personagens com o mesmo padrão de movimentação. Mortal Kombat foi um grande vendedor na época devido principalmente às polêmicas levantadas pela ultra-violência.

Em Ultimate Mortal Kombat 3, o jogo atingia o auge, com todos os personagens dos games anteriores. Além isso, o jogo trazia finalizações bem humoradas e diferentes como babalities e friendships.

De longe, o melhor jogo de luta do Super Nintendo (Foto: Divulgação)De longe, o melhor jogo de luta do Super Nintendo. (Foto: Divulgação)

Super Street Fighter II

É difícil argumentar que Street Fighter II não é o jogo de luta mais importante da história. O game transformou o gênero e passou a ser padrão para todos os títulos. Apesar disso, Super Street Fighter II é a versão mais completa lançada pela Capcom para o Snes com mais personagens e mecânicas novas.

Super Street Fighter II se sustenta até hoje, mas nunca deixou de ganhar revisões. Assim, a mágica do jogo de luta mais popular da geração 16 bits para os dias atuais. A mais recente foi lançada em 2009 para diferentes consoles, como PS3 e Xbox 360.

Qual é o seu jogo de luta favorito? Opine no Fórum do TechTudo!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.