Configurar o roteador pode ser considerada uma tarefa difícil para quem não tem muita prática no assunto. O Touch P5 AC1900, novo roteador da TP-Link, apresentado na Eletrolar Show 2015, chega ao mercado prometendo mudar essa realidade. Com tela sensível ao toque, aplicativos e interface amigável, o gadget deve tornar mais fáceis diversas funções, como, por exemplo, descobrir quem está roubando seu Wi-Fi.

Relógios inteligentes para esportes são destaque da Garmin na Eletrolar 2015

Toda a configuração do roteador pode ser feita direto da tela touch (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O Touch P5 é o primeiro roteador do Brasil com tela sensível ao toque. O display de 4.3 polegadas é colorido e a interface lembra a de dispositivos da Apple, com iOS. Os “aplicativos”, que, na verdade, são as ferramentas de configuração do roteador, são intuitivos e simples de usar. O sistema do gadget é próprio da TP-Link.

A principal vantagem do novo roteador é poder configurar a rede de internet no próprio aparelho, sem depender de um computador ou de muito conhecimento sobre o assunto. A maior parte das configurações pode ser acessada direto da tela touch, desde a instalação até o monitoramento de quem está usando a rede.

“Cada vez mais os usuários buscam dispositivos fáceis de mexer, no modelo ‘faça você mesmo’. Mas quando o assunto é roteador, as pessoas se perdem em tantas configurações”, explica Fábio Appel, coordenador de produtos da TP-LINK no Brasil.

Sistema do Touch P5 foi desenvolvido pela própria TP-Link (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Uma das funções mais interessantes do Touch P5 é descobrir facilmente se há um vizinho usando o Wi-Fi. Nas configurações, são exibidos todos os dispositivos conectados. Se houver um intruso, basta apertar o botão “bloquear”. Já para os convidados, há a opção de fornecer a senha do Wi-Fi diretamente na tela.

É possível também escolher quais sites ou serviços terão prioridade. O usuário pode decidir se Facebook, WhatsApp ou serviços de vídeo, por exemplo, terão mais velocidade na conexão do que outros sites e apps. Para os pais, o menu de controle bloqueia o acesso a determinados sites, filtrados por URL ou por palavra-chave. Tudo isso é feito de maneira bem simples.

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Confira no Fórum do TechTudo.

Útil no dia a dia é a opção de ver o status da rede. Ao invés de tentar adivinhar qual luz piscando indica o quê, como acontece nos roteadores em geral, o usuário só precisa dar alguns cliques na tela para saber se a internet caiu.

Tudo isso também pode ser feito usando o aplicativo TP-LINK Tether. O app funciona com outros roteadores da linha AC da TP-Link e é compatível com smartphones e tablets Android e iOS.

... "> Touch P5 promete praticidade no manuseio (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

As especificações do aparelho incluem: dual band simultâneas, com velocidade máxima de até 600 Mbps em banda de 2.4 GHz e 1300 Mbps em banda de 5 GHz; portas USB 3.0 e 2.0; e três antenas para maximizar a cobertura e a força do sinal.

O Touch P5 chega ao Brasil até dezembro e ainda não tem preço definido. Estima-se que custará em torno de R$ 1 mil.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.