Os emojis estão em todo lugar e, segundo estudos recentes, não é à toa. Pesquisadores que vem investigando esse tipo peculiar de comunicação, atestam quase em uníssono: eles ajudam você a ficar mais popular e a parecer mais amigável e feliz. Confira sete pesquisas que comprovam a capacidade das “carinhas” em gerar sucesso nas redes sociais e veja como elas podem o ajudar a "ficar famoso".

Veja 10 dicas para usar o Snapchat e enviar fotos 'cheias de estilo'

Emojis podem ajudar a você ser mais popular e a aparentar ser mais amigável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Deixam você mais popular

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, do Reino Unido, analisou mais de 31 milhões de tuítes e meio milhão de posts no Facebook em busca de usuários populares. A conclusão? O uso de emojis pode ser considerado um componente de status em redes sociais.

“O emoticon tem características de alto desempenho, o que sugere que há uma forte ligação entre seu uso e o poder de sociabilidade. Usuários populares muitas vezes tendem a usar emoticons e uma nota alta no Klout (ferramenta para aferir popularidade nas redes sociais) é fortemente associada a emoticons positivos”, concluiu o estudo.

Imitam o face-a-face

Para convencer pessoas, o marketing usa rostos no lugar de objetos porque o ser humano é facilmente atraído pelo seu próximo. O curioso é que, ao ver emojis, o cérebro pode interpretá-los como se fossem rostos reais, ativando exatamente as mesmas partes da mente relacionadas a um sorriso quando se olha para uma carinha feliz, por exemplo. A descoberta é de uma pesquisa da Escola de Psicologia da Flinders University, na Austrália. 

Cabem em qualquer ocasião

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostrou que os emojis são bem vistos até no ambiente de trabalho, não havendo qualquer prejuízo para a imagem de quem os envia. Testes feitos com e-mails deixaram claro que quem recebe mensagens com carinhas tende a gostar mais do remetente, e até a se sentir melhor.

Segundo o estudo, “em um contexto orientado a tarefas, onde ser impessoal, frio e antissocial em comunicações mediadas por computador é fortemente encorajado, a fim de construir credibilidade ou profissionalismo, usar emojis no e-mail pode causar uma quebra positiva de expectativa por ser amigável, emocional e pessoal”, explicam.

Suavizam críticas

Emojis podem fazer você se sentir melhor, mesmo quando está sendo claramente criticado. Foi o que um estudo da Universidades de Hong Kong descobriu ao analisar mensagens de chefes aos seus subordinados no ambiente de trabalho. Quando há emojis em um e-mail do tipo, uma sensação de boas intenções é mais facilmente sentida pela pessoa criticada, diminuindo as chances de conflito.

Tornam você mais competente

No trabalho ou na escola, aparência pode ser tudo, e os emojis são de grande ajuda nessa tarefa. Em outro teste realizado Universidade da Carolina do Norte e Virgina Tech que colocou colegas de trabalho em contato com especialistas de várias áreas, eles perceberam que essas pessoas eram mais competentes e amigáveis quando usavam emojis nas conversas.

Além disso, a pesquisa mostrou que textos com emojis são lembrados mais facilmente pelo leitor, o que denota uma melhoria sensível na comunicação como um todo.

Deixam e-mails mais positivos

Um estudo feito 2013, pelo Instituto de Tecnologia da Flórida deu um e-mail para um grupo de pessoas lerem: “Eu não posso participar da reunião agendada porque entra em conflito a minha reunião de departamento. Mande-me um e-

... mail com o assunto que eu perdi”. Para outro, deram a mesma mensagem seguida de um Emoji de sorriso.

O resultado foi inquestionável: a mesma mensagem, quando um emoji foi adicionado, reduziu a negatividade percebida pelo leitor drasticamente. Segundo os pesquisadores, emojis têm uma alta capacidade de representar com fidelidade os sentimentos do remetente, tornando a comunicação mais amigável quando necessário.

Qual emoji falta no seu teclado do Whatsapp ou Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Estão relacionados com a felicidade real

Um estudo de 2008 feito pela Universidades do Pacífico, de Kentucky e de Miami nos EUA garantiu que os emojis não só são divertidos de serem usados, mas acrescentam muito à comunicação. Segundo os resultados, seus usuários experimentam um “efeito positivo sobre diversão, interação pessoal, riqueza de informação percebida, e utilidade percebida”.

Via Buffer



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.