Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O comparativo desta semana analisa o Zenfone 5, da Asus, e o Lumia 730, da Microsoft. Os dois são aparelhos intermediários com qualidade suficiente para os usuários mais básicos e preço razoável para quem não quer gastar muito em um aparelho. Porém, eles possuem diversos detalhes que os diferenciam. Confira abaixo a análise e veja qual te agrada mais.

Veja também: Conheça os principais smartphones à prova d’água à venda no Brasil

Zenfone 5 ou Lumia 730? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone 5 ou Lumia 730? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

O Zenfone 5 tem 148.2 x 72.8 x 10.3 mm e 145 gramas, enquanto o Lumia 730 tem tamanho bem menor: 134.7 x 68.5 x 8.7 mm e pesa 130 gramas. Em termos de dimensões, o modelo da Nokia é mais portátil, sendo mais simples de se levar para qualquer lugar – além de mais leve também.

ZenFone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)ZenFone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Por outro lado, visualmente, em termos de acabamento e layout em si, o Zenfone é mais atrativo. Tem a interface mais elegante, enquanto o Lumia 730, assim como toda a linha Lumia, apresenta uma pegada um pouco mais jovem e “despojada”. Por isso, o empate. Em dimensões, Lumia. Em visual, Zenfone.

Tela: Zenfone

Zenfone 5 oferece bom desempenho e duração de bateria para rivalizar com Moto G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Zenfone 5 oferece bom desempenho e duração de bateria para rivalizar com Moto G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Zenfone 5 tem tela IPS de 5 polegadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Zenfone é maior em dimensões muito por conta de sua tela, que é de 5 polegadas. No Lumia 730, ela é um pouco menor, com 4.7 polegadas. Ambas, no entanto, têm a mesma resolução: 720 x 1280 pixels. A diferença fica no tipo de display, IPS no Zenfone e o OLED no Lumia, além dos pixels por polegada: 294 a 316 ppi. Ambas têm Gorilla Glass 3.

Desempenho: Zenfone 5

O Zenfone 5 tem um hardware com processador Intel Atom Z2560, dual-core, de 1.6 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna, expansível via microSD de até 64 GB. Ele vence o comparativo em termos de desempenho, porque é mais completo.

Afinal, o aparelho da Microsoft tem um processador quad-core Snapdragon 400 de 1.2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, expansível via microSD de até 128 GB. Sendo assim, vale mais a pena investir no modelo da Asus se a preocupação for com a performance mais avançada.

Bateria: Lumia 730

A diferença não é tão grande, mas o Lumia 730, mesmo com um hardware que exige até menos do que o Zenfone 5, tem uma bateria superior. O gadget conta com 2.200 mAh, e o modelo da Asus tem apenas 2.110 mAh. Esta é uma característica comum à série Lumia, com ótimas baterias em todos os modelos.

Câmeras: Lumia 730

Lumia 730, smartphone com câmera frontal especial para selfies (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Lumia 730, smartphone com câmera frontal especial para selfies (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O Zenfone 5 tem a câmera traseira de 8 megapixels com filmagem em 1080p a 30fps, além de uma frontal com 2 megapixels. O Lumia 730 tem apenas 6.7 megapixels na traseira, mas também faz vídeos a 1080p com 30fps, e leva a melhor na frontal, com 5 megapixels e vídeos em 1080p.

Indo um pouco além dos números de megapixels e qualidade em geral, a série Lumia também tem como uma de suas principais características a preocupação com a captura de fotos e vídeos. Eles têm muitos aplicativos e uma ótima performance. No geral, para quem se preocupa com qualidade fotográfica, normalmente os Lumias são melhores.

smart-tirando-foto (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 perde para o Lumia 730 no quesito câmera (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Sistema operacional: Zenfone 5

O Windows Phone 8.1, presente no Lumia 730, já é uma grande evolução no sistema da Microsoft. No entanto, ainda não é possível deixá-lo em um patamar de igualdade com o Android. Mesmo o Zenfone tendo sido atualizado apenas até a versão KitKat, 4.4, sem o update para o Android Lollipop (5.0), que é o mais recente.

O sistema do Google peca apenas na questão da segurança em alguns casos, porém tem mais aplicativos, mais opções de customização e o diferencial da integração muito boa com todos os serviços da Gigante das Buscas. O Windows Phone é uma boa plataforma, mas, para o futuro, ainda precisa melhorar.

Preço e disponibilidade: Lumia 730

Lumia-730-home (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lumia 730 é mais fácil de ser encontrado do que o Zenfone 5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Uma pesquisa pelo mercado online do Brasil mostra que o Zenfone 5 não é muito fácil de se encontrar atualmente. Porém, seu preço gira em torno dos R$ 649. Mais ou menos a mesma coisa do Lumia 730, que normalmente é encontrado por R$ 699, mas é mais fácil de se achar.

Conclusão: Lumia 730

Asus Zenfone 5 é bom ou não? Comente no Fórum do TechTudo

A tela maior, o acabamento premium e o desempenho levemente melhor do Zenfone 5 podem pesar na avaliação de alguns usuários. No entanto, as dimensões mais portáteis, as câmeras com ótimos aplicativos e recursos, a bateria melhor e a maior facilidade que o usuário tem de encontrar e comprar o aparelho dão a vitória ao Lumia 730.

De qualquer forma, as diferenças entre eles não são tão grandes e cada usuário terá sua preferência em alguns aspectos. O sistema operacional, por exemplo, é importante. Afinal o Lumia 730 tem o Windows Phone, que tem, de fato, menos recursos do que o Android.

No geral, a impressão que o Lumia 730 passa é de ser um aparelho com o presente tão bom quanto o Zenfone 5, mas com possíveis melhorias para o futuro, enquanto que o gadget da Asus parece estagnado. De qualquer forma, os dois são boas opções para os compradores que querem gastar pouco para ter um smartphone básico.

Tabela comparativa de especificações entre Zenfone 5 e Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Zenfone 5 e Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)

 

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.