O Google Street View é uma ótima ferramenta para conhecer locais distantes. No início do projeto, a gigante de buscas usava carros adaptados para registrar as imagens, mas existem lugares nos quais o veículo não pode ir, que acrescentou dificuldades ao projeto. A solução foi o Trekker, uma versão mais simples do equipamento, adaptado à uma mochila, que pode ser usado por uma pessoa caminhando.

Google Street View usa tirolesa e foto 360º na Floresta Amazônica; veja 

Google Trekker: sistema adaptado à mochila leva o Google Maps aos pontos mais distantes (Foto: Divulgação/Google)

Desde sua criação, o dispositivo foi usado para mapear diversos locais e, muitas vezes, ele próprio teve de ser adaptado. Confira algumas curiosidades deste acessório do Google que "cabe na mochila".

1) Primeiro local e estreia do Google Trekker

O primeiro local que o Trekker foi usado foi o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Segundo um dos criadores do equipamento, Steve Silverman, ele foi escolhido por ser icônico. “Meu pais não podem visitar o parque, mas podem caminhar por ele por que nós o mapeamos com o Trekker”, explica.

Desde então, o projeto já passou por vários cenários diferentes em todo o mundo, como Abu Dhabi e a Floresta Amazônica. Confira como são os bastidores em 360° de trilhas incríveis do Street View.

Grand Canyon foi o primeiro local a receber o acessório do Google (Foto: Reprodução/Youtube)

2) Quem já usou o Google Trekker

Apesar de ser projetado para humanos, o Trekker já precisou de adaptações para ser usado de outras formas. No deserto, por exemplo, ele foi montado nas costas de um dromedário. Já na Floresta Amazônica, o acessório foi instalado em uma tirolesa. Em outros locais do mundo, o Trekker também já passeou em cavalos, barcos e até mesmo trenós para superar correntezas, neve, dunas e florestas.

Acessório já foi montado em dromedários para mapear deserto (Foto: Reprodução/Youtube)

3) O Trekker

Google Trekker, a câmera que se adapta à caminhadas longas, distantes e até perigosas (Foto: Divulgação/Google)

O Trekker do Street View é composto por 15 câmeras, cada uma com 5 Megapixels e capaz de fotografar um frame a cada dois segundos. Ele conta com duas baterias internas, que lhe dão duração total entre seis a oito horas, e um computador interno que armazena as imagens. O dispositivo completo pesa em torno de 22 kg e ele pode ser controlado via smartphone conectado por Bluetooth.

... conteudo"> Trekker fotografa independente da velocidade do usuário (Foto: Reprodução/Youtube)

4) Chão falso no Street View

Um dos problemas do Trekker é que as imagens que ele faz não são completamente em 360 graus. Na verdade, ele possui um ponto cego logo abaixo das câmeras, onde está o usuário, de pé e mochila nas costas. Para montar a imagem completa, o Google usa uma tecnologia chamada “Ground Fill”, que colhe informações de outras fotos da mesma área para completar a imagem. É por isso que algumas áreas do chão no Street View aparecem borradas, mas nada que atrapalhe a sua orientação. 

Chão em imagens precisa ser reconstruído digitalmente (Foto: Reprodução/Youtube)

5) Quem pode usar o Google Trekker?

No início do programa, o Google contratava pessoas para fazer a coleta de fotos. Atualmente, a gigante criou o programa “Trekker Loan”, que permite que pessoas comuns possam alugar o equipamento e mapear locais interessantes em sua região. O programa foi usado, por exemplo para fotografar pontos turísticos do estado de Michigan, nos Estados Unidos. Quem tiver uma boa ideia de um local para mapear pode se inscrever para a alugar o Trekker diretamente na página oficial do programa.

Estado de Michigan foi o primeiro a ser mapeado com o programa de aluguel do Trekker (Foto: Reprodução/Pure MIchigan)

Via Youtube 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.