Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Na hora de comprar ou montar um computador, sempre bate a dúvida de em quais componentes investir. Quando falamos de memória, não é diferente. Afinal, entre as opções de memória RAM e ROM, qual delas devemos escolher? O que elas fazem? Servem para a mesma coisa? O TechTudo preparou um texto para explicar e esclarecer dúvidas sobre essas tecnologias.

Como diagnosticar problemas de memória no Windows 8

A BIOS é um exemplo de memória ROM, que armazena dados sem precisar de energia (Foto: Reprodução/ComputerHope)A BIOS é um exemplo de memória ROM que armazena dados sem precisar de energia (Foto: Reprodução/ComputerHope)

A memória RAM, como já explicamos, é um tipo de memória volátil que serve para rodar aplicações depois que o computador já está ligado, e cujas informações são perdidas depois do desligamento da máquina. Já a memória ROM é algo completamente diferente, pois se refere a um tipo de memória quase permanente. Essa diferença básica é o resumo muito genérico dessas tecnologias.

Para ir um pouco além na explicação, vale lembrar que RAM é a sigla para Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico, e que pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional para carregar e sobrescrever informações com muita rapidez.

Por outro lado, ROM significa Read-Only Memory, ou Memória Somente de Leitura, e está principalmente localizada no chip responsável pela iniciação do sistema – é lá que as informações básicas do computador ficam armazenadas, portanto não são afetadas quando o dispositivo é desligado.

Memórias RAM são encontradas em diversos tipos de dispositivos, como computadores, impressoras e smartphones. Já memórias do tipo ROM são equipadas em chips da BIOS, por exemplo, além de mídias físicas como CD-ROMs e os antigos cartuchos de vídeo-game.

A memória RAM é volátil e pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional (Foto: Reprodução/ComputerHope)A memória RAM é volátil e pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional (Foto: Reprodução/ComputerHope)

Uma explicação simples é considerar que a memória ROM diz ao computador como ligar ou a uma impressora como imprimir, enquanto a memória RAM é responsável pelas tarefas de boot e impressão em si.

Quais as melhores marcas de memória RAM? Opine no Fórum do TechTudo.

Os dados armazenados pela memória ROM são pequenos, por isso sua capacidade de armazenamento não costuma passar dos 4 MB. Já memórias RAM, que são muito mais exigidas em tarefas diárias, podem ter 8 GB, 16 GB ou mais de capacidade. O preço pode variar muito, mas, em geral, o tipo RAM costuma ser bem mais caro que o ROM.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.