O Galaxy Note 4, foblet top de linha da Samsung, tem especificações que o colocam entre os melhores smartphones "grandões" do mercado. Porém, não adianta ter um gadget desse porte sem saber tirar o máximo que ele é capaz de oferecer. Para que você consiga usar todo o potencial do Galaxy Note 4, confira essas dicas.

Quer saber tudo sobre o top da Samsung? Veja o review completo do Galaxy Note 4

Qualidade e tamanho do display do Galaxy Note 4 impressionam (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Leitor Digital

O leitor digital permite que você desbloqueie o smartphone apenas deslizando o dedo sobre o botão de início. Assim, não é necessário inserir a senha padrão toda vez que quiser usar o foblet. O recurso permite configurar até três impressões digitais diferentes. Veja como:

Galaxy Note 4 tem leitor digital para desbloquear o flobet (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Acesse "Configurações";

Passo 2. Depois, na parte de "Personalização", clique em "Leitor Digital";

Em "Configurações", selecione "Leitor Digital" (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. Vá em "Bloqueio de tela" e defina "Impressão digital" como bloqueio padrão;

Clique em "Bloqueio de tela" e, depois, em "Impressão digital" (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 4. Para registrar a digital, você vai precisar deslizar a ponta do dedo dez vezes em cima do botão de início. Faça isso utilizando várias partes diferente do dedo. Dessa forma, a chance de erro na hora de usar o recurso é menor;

Deslize o dedo no botão de início dez vezes para configurar o leitor digital (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 5. Para definir mais impressões digitais, clique em "Gerenciador imp. digital" (na página "Leitor digital", do passo 3);

Passo 6. Clique no símbolo "+", no topo direito da tela, e repita o processo.

... .com/po/tt2/f/original/2014/12/10/4jpg" alt='Para cadastrar mais digitais, escolha "Gerenciador imp. digital" e clique no símbolo "+" (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)' title='Para cadastrar mais digitais, escolha "Gerenciador imp. digital" e clique no símbolo "+" (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)' width="695" height="463">Para cadastrar mais digitais, escolha "Gerenciador imp. digital" e clique no símbolo "+" (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Pronto. O detalhe é que você pode renomear as digitais. Por padrão, elas ficam salvas como Impressão digital 1, 2 e 3. Essa opção será útil caso você queira deletar um delas no futuro, pois você, dificilmente, vai lembrar qual é qual. Para isso, basta manter o dedo pressionado em cima do ícone do registro da digital e clicar no lápis, na parte superior direita do display. Para excluir a digital, é só escolher o símbolo da lixeira.

Renomeie as digitais para não confundir quando for configurá-las novamente (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)


S Voice

O S Voice é um recurso muito útil que permite realizar ações apenas com um comando de voz. As principais são: mandar mensagem, ligar para um contato, saber qual é a previsão do tempo, fazer buscas no Google, escrever notas e abrir aplicativos. 

Interface do aplicativo nativo S Voice do Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

É possível acessar o S Voice de duas maneiras. A primeira é clicando no próprio ícone do aplicativo. A segunda é apertando duas vezes o botão de início. Nesse caso, apenas uma parte do aplicativo irá aparecer, no canto inferior da tela.

O S Voice também conta com uma assistente de voz para responder às suas perguntas. Se você quiser desativá-la, clique nos três pontinhos no canto superior direito do app e selecione "Desativar feedback de voz".

Multi janela

A multi janela é um recurso bastante interessante em smartphones de tela grande. Para utilizar a função, siga os seguintes passos:

Recurso de multijanela do Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Vá até "Configurações";

Passo 2. Em "Dispositivo", clique na opção "Multi janela";

Passo 3. No canto superior direito, ative o recurso.

Ative o recurso de multi janela do Galaxy Note 4 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Com a função multi janela ativada, sempre que você estiver com uma página aberta e quiser utilizar o recurso, basta arrastar com o dedo do topo superior esquerdo para o meio da tela. Também é possível deslizar a partir da parte superior direita do display. 

S Pen

A S Pen é o grande diferencial do Galaxy Note 4 em relação aos outros foblets. Portanto, aproveitar o máximo que a caneta pode oferecer é essencial para que a experiência de uso do aparelho seja completa. 

S Pen do Galaxy Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- Comando Suspenso

Ao tirar a caneta do local onde ela fica guardada no Note 4, o Comando Suspenso é ativado automaticamente. Caso você o feche, é possível abrir novamente clicando no único botão da S Pen. O Comando Suspenso oferece quatro opções: Lembrete de ação, Seleção inteligente, Clipe de imagem e Escrita na tela.

Comando Suspenso da S Pen do Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Ao selecionar o Lembrete de ação, um bloco de notas para a caneta irá abrir. A ideia principal desse recurso é que os usuários façam anotações rápidas para serem salvas depois. Além de mudar a cor da letra e usar a borracha, também é possível vincular o lembrete para uma ação. Ou seja, se você anotar o nome de um amigo e o número dele, o aplicativo reconhece a letra e salva o manuscrito direto como contato. Os links de ação disponíveis são os seguintes: telefone, contato, mensagem, e-mail, navegador, mapa e tarefas.

Lembrete de Ação do Galaxy Note 4 permite anotações rápidas com a S Pen (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Já a Seleção Inteligente e o Clipe de Imagem são duas formas de tirar um print da tela com a S Pen. Na Seleção Inteligente, você fica preso ao formato retangular. Já no Clipe de Imagem, o formato do screenshot é livre: dá pra tirar um print na forma de uma nuvem, por exemplo.

Tirando print com a Seleção Inteligente da S Pen do Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Capturando a tela do Galaxy Note 4 com o recurso Clipe de Imagem da S Pen (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Por último, a Escrita na tela permite que você desenhe com a caneta em cima da tela. O recurso salva o display como uma imagem e, depois, possibilita que o usuário desenhe e escreva em formato livre. A partir daí, vale a criatividade de cada um.

É possível tirar print da tela do Galaxy Note 4 e escrever por cima (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outra ação com a S Pen irá facilitar ainda mais a vida dos usuários do Note 4. Você também pode subir e descer páginas sem encostar na tela: basta deixar a S Pen próxima ao topo ou na parte superior do display. Uma "setinha" irá aparecer e a página vai começar a descer ou subir.

É possível subir e descer páginas no Galaxy Note 4 sem encostar na tela: basta deixar a S Pen próxima ao topo ou na parte de baixo do display (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

S Note

O aplicativo feito especificamente para a S Pen - tanto que não dá para escrever ou desenhar nele com o dedo, apenas com a caneta da Samsung - tem uma função bastante útil. Imagine o seguinte: você está em uma aula de matemática e precisa transcrever a equação que está na lousa, mas esqueceu de levar o caderno (ou, simplesmente, está com preguiça). Com a S Note, é possível tirar uma foto e transformar a imagem em um arquivo editável. Veja como:

Passo 1. Abra o app S Note e clique em "+" para abrir uma nova nota;

Passo 2. Depois, clique no ícone de foto na barra superior;

Para tirar foto com o S Note, clique no símbolo "+" e, depois, no ícone da foto (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. Posicione a câmera e mire o que você deseja fotografar. Um quadrado irá aparecer em volta do texto quando o aplicativo reconhecê-lo;

Recurso do S Note, que transforma uma foto do Galaxy Note 4 em uma imagem editável, em ação (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 4. Selecione a parte da foto que você deseja editar e clique em "Converter p/ editar".

Pronto. Agora você vai poder escrever por cima, apagar, reescrever, pintar... como se você mesmo tivesse escrito o conteúdo da foto.

Depois de convertar a foto, você pode editá-la livremente (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Câmera

O Note 4 tem uma câmera traseira de 16 megapixels, mas são os 3,7 MP da frontal que impressionam, proporcionando selfies de qualidade. Por isso, separamos algumas dicas que vão permitir que você tire a "selfie perfeita" com o top da Samsung.

Interface da câmera do Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- Selfie panorâmica

Para tirar aquela foto com a galera e não deixar ninguém de fora, use o modo de selfie panorâmica. Basta abrir a câmera frontal e clicar em "Modo". Depois, selecione "Selfie Pan.". Para usar, clique no botão de disparo e vire o celular para a direita e para a esquerda, preenchendo todo o espaço do quadrado que irá aparecer na tela.

Para utilizar a Selfie Panorâmica, clique em "Modo" e, depois, selecione "Selife Pan." (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

- Limpador de rosto

O limpador de rosto é um recurso que permite tirar imperfeições da face. Ele vai de 0 a 8 e, quanto maior o número, mais forte será o efeito. Mas cuidado: a partir do 3, a foto pode começar a parecer forçada.

A Samsung também incluiu quatro modos diferentes de tirar foto com a câmera frontal. Todas eles para facilitar a vida do usuário, já que clicar no botão de captura pode ser difícil, devido ao tamanho do foblet. Com essas dicas, porém, as 5,7 polegadas do Note 4 prometem não atrapalhar a sua selfie.

Sensor na traseira do Galaxy Note 4 permite tirar selfies mais facilmente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

As mais conhecidas, presentes também em outros smarts, são essas: clicando em qualquer lugar da tela ou pressionando o botão de volume. A terceira forma é falando. Posicione a câmera e diga as seguintes frases: "sorria", "diga xis", "capturar" e "disparar". Para vídeos, o único comando de vos disponível é "gravar vídeo". O último modo é através de um sensor presente na traseira do Note 4. Ao abrir a câmera frontal, posicione o dedo em cima do sensor, que fica bem embaixo da câmera traseira. Quando uma luz vermelha aparecer, tire o dedo que a foto será tirada.

A câmera do smart também oferece, tanto para a frontal quanto para a traseira, um menu com tudo que é possível fazer. Para acessá-lo, basta clicar no ícone de configurações e, depois, selecionar os "..." na barra que irá aparecer.

Interface do menu de configurações da câmera do Galaxy Note 4; câmera frontal, à esquerda, e traseira, à direita (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Ultra economia de bateria

O modo de Ultra economia é um dos melhores recursos do Galaxy Note 4. Apesar de a bateria de 3.220 mAh aguentar o dia inteiro, ao usar o foblet de modo intenso durante o dia, é possível que a carga já esteja no fim no meio da noite. Caso seja preciso, ative o recurso de ultra economia. Veja como:

Passo 1. Abra "Configurações" e, em seguida, clique em "Economia de energia";

Passo 2. Selecione "Modo de Ultra economia" e ative-o.

Ativando o modo de ultra economia de energida do Galaxy Note 4 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Você ainda via ter acesso a seis aplicativos. Três deles são obrigatórios: Telefone, Mensagens e Internet. Os outros três ficam a seus critério. Para defini-los, clique nos ícones "+" e escolha qual app você deseja incluir na página de ultra economia de energia. Para desativar o recurso, toque nos três pontinhos do canto superior direito e selecione "Desativar".

Print da tela

Além da "Seleção inteligente" e do "Clipe de imagem" da S Pen, também é possível tirar print de toda a tela de duas outras maneiras.

- Primeiro modo

Passo 1. Mantenha o botão de início (na parte inferior da tela) e o de ligar/desligar (na lateral direita do smartphone) pressionados simultaneamente;

Passo 2. Pronto. É só isso mesmo.

Para tirar print com o Galaxy Note 4, basta pressionar o botão de início e o de ligar/desligar o smart (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- Segundo modo

Deslize a mão em cima da tela do Note 4. Pode ser tanto da direita para a esquerda quanto o contrário, mas ela precisa estar encostada no display e pelo menos um pouco de lado, assim como na foto.

Adicionar widgets na tela incial

Além dos aplicativos que utilizamos no nosso dia a dia - tanto os baixados, como WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger e Instagram, quanto os nativos, como Configurações, Fotos e Google Play Store -, também é possível inserir diferentes widgets na tela inicial. E a Samsung oferece vários deles. Para personalizar o display de início com os widgets que você deseja, siga três passos bem simples.

Personalize a tela inicial do Galaxy Note 4 com os widgtes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Mantenha o dedo pressionado em qualquer lugar do visor;

Passo 2. Clique em Widgets;

Mantenha o dedo pressionado na tela para abrir a página de widgets (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. Escolha o widget que você pretende incluir na tela inicial e pressione o ícone. Solte-o em cima do lugar do display onde você prefere que o app fique.

Escolha um widget e o posicione na tela inicial (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Menu de acesso rápido

O menu de acesso rápido permite que você ative ou desative o Wi-Fi, Bluetooth, NFC, o modo de Ultra economia de bateria e vários outros atalhos rapidamente. Para acessá-lo, basta arrastar dois dedos de cima para baixo da tela. Para ligar ou desligar um atalho, basta clicar em cima do ícone correspondente.

Também é possível definir quais atalhos ficaram disponíveis na painel de notificações (acessado deslizando um dedo de cima para baixo do display). Para definir quais serão os botões de configuração rápida que ficarão disponíveis no painel de notificações, faça o seguinte:

Passo 1. Acesse o "Menu de acesso rápido";

Passo 2. Clique no símbolo do lápis, na parte superior do display;

Para personalizar o menu de acesso rápido, clique no símbolo do lápis do canto direito de cima da tela (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. A página para personalizar os atalhos irá abrir. Eles ficam divididos em duas partes: "botões ativos" e "botões disponíveis". Juntos, eles compõe o menu de acesso rápido, mas apenas os que estivem em "botões ativos" irão aparecer no painel de notificações. Você só precisa arrastar os botões e ordenar da maneira que achar melhor.

Barra de atalho lateral

Por fim, outra opção de atalho é a barra lateral "escondida" do Note 4. Para visualizá-la, mantenha o botão "voltar" pressionado.

Tela inicial do Galaxy Note 4 sem e com a barra de atalho lateral (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.