O dual-chip Lumia 730 foi lançado em 2014 com a promessa de ser um smart Windows Phone com excelente custo-benefício. Mas, um ano depois, a Microsoft colocou no mercado o Lumia 640, que também aposta no equilíbrio entre funcionalidades e preço. Confira o comparativo das especificações dos dois intermediários, e escolha qual é a melhor opção para você.

Testamos os Lumia 640 e 640 XL, smarts concorrentes do Moto G e Zenfone

Veja o comparativo do TechTudo e decida qual Lumia é o ideal para você (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Empate

Em termos de performance, a disputa não poderia ser mais acirrada. Os dois aparelhos têm o mesmo hardware, composto por um processador quad-core Snapdragon de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, com entrada para cartão de memória externo de até 128 GB, o suficiente para guardar milhares de fotos, músicas e vídeos.

Com desempenho parecido, os dois celulares têm bom rendimento (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Por mais que essas configurações pareçam modestas demais, o Windows Phone consegue tirar proveito suficiente para rodar o sistema com fluidez nas tarefas diárias e até na hora de rodar jogos pesados, como o Asphalt 8. Na prática, eles só ficam devendo para smarts top na velocidade de abertura de janelas, o que pode até passar despercebido por muitos.

Tela: Lumia 730

O Lumia 640 traz, assim como o 730, uma tela de resolução HD, ou seja, com 720 x 1280 pixels. No entanto, como o tamanho do display é maior, a densidade de pixels acaba por ficar em desvantagem. Com 5 polegadas, o 640 oferece 294 ppi, contra 316 ppi da tela de 4,7 polegadas do Lumia 730. 

O Lumia 640, apesar de mais novo, tem qualidade da tela inferior à do 730 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

O Lumia mais antigo também sai na frente na tecnologia empregada. Embora o 640 não seja exatamente ruim - pois se trata de IPS LCD -, o Oled do Lumia 730 oferece cores mais fortes e ótimo contraste. Como consequência, as imagens vistas nele parecem ser mais vivas.

Bateria: Lumia 640

A capacidade de bateria do Lu
... mia 640 é superior à do Lumia 730 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A autonomia de energia do Lumia 730 é considerada boa, já que consegue ficar, facilmente, um dia inteiro longe da tomada, graças a uma bateria de 2.200 mAh. Apesar disso, a Microsoft garante que o novo Lumia rompe essa barreira com a capacidade de 2.500 mAh, capaz de oferecer até 20 horas de conversação com o 3G ligado – a capacidade nominal do 730 é de 17 horas.

Dimensões: Lumia 730

É comum que um celular equipado com uma tela menor seja também mais compacto, e isso não é diferente neste comparativo. O Lumia 730 é menor e, além disso, é 15 gramas mais leve que o 640, tornando-se a opção ideal para quem deseja um aparelho portátil e fácil de manusear com uma só mão.

Graças ao tamanho, o Lumia 730 é mais portátil que o /'irmão" 640 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Quanto à estética, os dois aparelhos são simples, mas têm detalhes bem acabados e não perdem em nada para os intermediários concorrentes.

Design: Empate

As bordas arrendondadas do Lumia 640 tornam o aparelho confortável de segurar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Opine no Fórum do TechTudo

Os dois aparelhos apresentam detalhes clássicos da maioria dos smartphone Lumia. O 730 exibe bordas curvas e uma traseira com policarbonato de textura leve, dando o ar de sobriedade característico da linha. Já o Lumia 640 tem a carcaça totalmente arredondada nos cantos, e uma tampa traseira de plástico brilhoso, que pode ser removida para permitir personalização. No fim das contas, os dois dispositivos agradam, igualmente, neste quesito.

Câmeras: Empate

Apesar de empatado, este item mostra uma das diferenças fundamentais entre os smartphones. Enquanto o Lumia 730 é focado em selfies, com uma câmera de 5 megapixels na frente com lente grande-angular, o 640 oferece mais qualidade nas fotos convencionais, graças a um sensor de 8 megapixels, com estabilização de imagem via software.

Lumia 730 vem com câmera para selfies, enquanto o "irmão" tem câmera traseira melhor (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Os pontos fracos ficam, portanto, na câmera traseira do 730, que só captura fotos de até 6,7 pixels, e na frontal do 640, destinada a videochamadas, com apenas 1 megapixel de resolução e sem capacidade de gravação de vídeos em Full HD, como no modelo mais antigo.

Sistema operacional: Empate

Os dois são equipados com o Windows Phone mais recente, com atualização para o Lumia Denim, portanto, não há como escolher um vencedor quando o assunto é software. Se você se adapta bem ao sistema da Microsoft, ou aposta nas novidades do Windows 10, ambos serão capazes de atender às suas necessidades.

O desempenho do Windows Phone 8.1 é igual nos dois smartphones (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Preço e disponibilidade: Empate

O Lumia 640 foi lançado em julho de 2015, enquanto o 730, há um ano, mas, mesmo assim, podem ser encontrados pelo mesmo preço no varejo online. Apesar do preço oficial de lançamento ter sido de R$ 799, o 640 já é vendido por até R$ 550 em algumas lojas, mesmo preço do irmão intermediário.

Conclusão: Lumia 640

Com hardware similar e sistema igual, não há muito o que diferenciar nos dois aparelhos, a não ser que sua escolha recaia no tamanho da tela. 

Tela do Lumia 640 é maior que a do 730, o que é melhor para ver TV (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Lumia 640 traz uma vantagem que pode ser decisiva: a presença de TV Digital integrada. Com isso, se você está em dúvida entre os dois aparelhos, a possibilidade de assistir à televisão aberta no Lumia 640 pode se tornar um bom motivo para comprá-lo.

Tabela comparativa entre o Lumia 640 e o Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.