Os roteadores Wi-Fi dual band operam em duas faixas de frequência, a de 2,4 GHz e a de 5 GHz. Mas apesar da crescente popularidade desses dispositivos, ainda há dúvidas sobre qual banda é a correta para ser usada. Leia o artigo a seguir e descubra qual banda é a ideal para cada finalidade.
Wi-Fi ruim? Veja roteadores dual band com melhor custo-benefício no Brasil
Roteador de 2,4 GHz ou 5 GHz: descubra qual é a melhor frequência (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Qual a diferença entre as bandas? Para saber qual é a melhor, primeiro é preciso entender qual a diferença entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. A gama mais baixa tem apenas três canais, enquanto a maior, de 5 GHz, apresenta 23. A frequência de 2,4 GHz é a usada por todos os dispositivos Wi-Fi com o velho padrão 802.11g, o que significa mais eletrônicos numa mesma faixa. Além disso, aparelhos como telefone sem fio, controle de garagem e babá eletrônica também usam a frequência de 2,4 GHz. O resultado final é que esta banda é muito mais congestionada do que a de 5 GHz, apresentando taxas de transferência de dados mais lenta.
Frequência de 2,4 GHz é a mais congestionada (Foto: Divulgação/D-Link)
Vantagens e desvantagens de cada frequência Se por um lado a frequência de 5 GHz é mais livre e transfere dados com maior velocidade, por outro ela tem a desvantagem de ser menos capaz de atravessar paredes e outros objetos sólidos. Isso significa que a conexão pode cair ao mudar de cômodo ou sair de casa, mesmo ficando na varanda. A banda de 2,4 GHz, em contrapar...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.