Facebook, Instagram e WhatsApp, se somados, contam com quase 2,6 bilhões de usuários ativos todos os meses. Mas, nem sempre foi assim. No início, as redes sociais tiveram que se esforçar para conquistar membros e sofreram tantas transformações ao longo dos anos que ficaram quase irreconhecíveis. Você se lembra de como elas eram no começo? Relembre o design original dos sites.

Cinco redes sociais brasileiras muito curiosas que são 'quase o Facebook'

Facebook

Facebook foi criado como uma rede social para universitários (Foto: Reprodução/Internet Archive)

O Facebook pode estar até pensando em realidade virtual. Mas, em 2005, um ano após sua criação, o site era assim, bem simples, como mostra a foto acima. Quando ainda era conhecida como The Facebook, a rede social era limitada para alunos de Universidades dos Estados Unidos. Em sua página inicial, seus principais objetivos eram resumidos como: descobrir quem está em suas aulas, procurar por 'amigos de amigos' e por pessoas da faculdade. Quem diria, o universitário virou um gigante.

Twitter

No início, o microblog era conhecido como Twttr (Foto: Reprodução/Internet Archive)

Inicialmente conhecido como Twttr, o microblog foi criado em 2006 com a intenção de ser o "SMS da Internet". Embora seu design tenha mudado muito com o tempo, suas funcionalidades permaneceram as mesmas: responder a pergunta "o que você está fazendo?" de forma rápida e curta - 140 caracteres. 

YouTube

Youtube nem sempre fez parte do Google (Foto: Reprodução/Internet Archive)

Recentemente o YouTube comemorou seus 10 anos de existência, mas pouca gente sabe que a plataforma de vídeos nem sempre foi do Google. Em 2005, o site foi criado por dois funcionários do Paypal e fez tanto sucesso que foi adquirido pela gigante de buscas no ano seguinte por US$ 1,65 bi. 

MySpace

MySpace foi reformulado e hoje funciona como um portal de conteúdo (Foto: Reprodução/Internet Archive)

Criada em 2003, o

... MySpace.html">Myspace chegou a ser a rede social mais popular do mundo, mas logo foi destronada pela plataforma de Mark Zuckerberg. Em seus anos de glória, o MySpace foi muito utilizado por artistas aspirantes em busca de fama. Hoje em dia o site foi completamente reformulado e funciona mais como um portal de notícias sobre música, engajando fãs, cantores, bandas e músicos. 

Orkut

Orkut foi desativado em 2014 (Foto: Reprodução/Internet Archive)

O Orkut surgiu em 2004 como uma rede social filiada ao Google e é a única plataforma dessa lista que deixou de existir - foi desativada em 2014. Com recursos como comunidades, depoimentos e "sorte do dia", o Orkut foi tão popular no Brasil que logo após seu fim foi lançada uma nova rede, o Orkuti, que reproduz as mesmas funcionalidades da antiga plataforma. Atualmente, o domínio 'orkut.google.com' funciona como um arquivo com as comunidades da rede social que você pode visitar como um museu. 

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.