A nova categoria de memória não-volátil 3D XPoint, recém apresentada pela Intel e Micron, promete ser até mil vezes mais rápida que a NAND, presente em SSDs e cartões de memória Flash. Além disso, ela é 10 vezes mais densa que a memória convencional, superando tudo o que se conhece de memória até agora. Entenda:
Windows 10: conheça os notebooks que já virão com o sistema instalado
3D XPoint é até mil vezes mais rápida que arquitetura NAND (Foto: Divulgação/Intel)
Como o nome indica, a Xpoint é projetada em estrutura 3D, assim como as mais recentes 3D NAND. Ao contrário desta, porém, a invenção da Intel não utiliza carga eléctrica para armazenar dados nas células. As propriedades da célula Xpoint mudam quando ela é escrita, permanecendo alteradas por tempo suficiente para que o dispositivo seja classificado como memória não-volátil. Uma vez que a nova memória é não volátil, isso significa que o sistema não tem que gastar energia constantemente atualizando-o. Outro ponto em que ela difere da NAND é em conseguir escrever dados em áreas muito menores. A 3D Xpoint também é empilhável, razão pela qual sua densidade é maior, e pode executar operações de leitura e gravação sem a necessidade de um transistor.
Esquema mostra principais características da 3D XPoint (Foto: Divulgação/Intel)
Cada célula pode armazenar um bit de dados – o que pode parecer uma desvantagem, uma vez que flash NAND pode conter de 2 a 3 bits por célula. No entanto, a Intel afirma que ele pode bater densidades de 8 a 1...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.