O iPad mini 3 e o Galaxy Tab S de 8,4 polegadas são dois dos melhores tablets vendidos no Brasil, além de contarem com dimensões mais compactas do que os concorrentes. Por isso, o TechTudo comparou as especificações de cada um e apontou qual pode ser o melhor gadget. Quer saber quem foi o vencedor? Confira a análise abaixo.

iPad Air 2 x Galaxy Tab S: Os melhores tablets do mercado se enfrentam

iPad mini 3 ou Galaxy Tab S? Confira a melhor opção no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Galaxy Tab S

A Samsung colocou um hardware top de linha no Galaxy Tab S, com processador octa-core Snapdragon 800 (dois quad-core de 2,3 e 1,9 GHz), e ainda 3 GB de memória RAM. Isso significa que o dispositivo pode rodar com muita leveza o seu sistema operacional, o Android 5.0 (Lollipop). Sobre a memória interna, o tablet só tem versões de 16 GB ou 32 GB, mas conta com entrada para cartão de expansão de até 128 GB.

Galaxy Tab S tem hardware interno superior ao do iPad mini 3 (Foto: Divulgação/Samsung)

O iPad Mini 3, por sua vez, é mais modesto em relação ao processador. O dispositivo apresenta apenas um processador dual-core de 1,3 GHz, o Apple A7, e conta somente com 1 GB de memória RAM. Já o armazenamento interno pode ser de 16 GB, 32 GB ou 128 GB, mas não há entrada para cartão de memória. Vale lembrar que tanto um quanto o outro tem duas versões: uma com Wi-Fi e uma com 4G.

Design: iPad Mini 3

Visualmente, o iPad Mini 3 chama, positivamente, mais atenção do que o Galaxy Tab S. O formato mais retangular e bruto do modelo da Samsung faz com que ele pareça um celular que ficou gigante, enquanto o iPad mini 3, mais elegante e de bordas arredondadas, passa a impressão de ser um tablet bem projetado.

iPad mini 3 tem um visual mais atrativo e bem acabado que o Galaxy Tab S (Foto: Divulgação/Apple)

Dimensões: Galaxy Tab S 

Por outro lado, o tablet da Samsung é muito mais compacto do que o da Apple, mesmo com uma tela maior. O iPad mede 200 x 134,7 x 7,5 mm e tem 331 gramas de peso, na versão Wi-Fi. Enquanto isso, o Galaxy Tab S é menor, com dimensões de 212,8 x 125,6 x 6,6 mm e 288 gramas de peso. O aparelho da Samsung é mais alto, no entanto, todas as outras medidas são menores que o iPad mini 3. 

... Foto: Paulo Alves/TechTudo) (Foto: Os dois novos Galaxy Tab S são mais finos do que o iPad Air, com somente 6,6 mm de espessura (Foto: Paulo Alves/TechTudo))" width="695" height="340">O Galaxy Tab S é mais fino do que o iPad mini 3, com somente 6,6 mm de espessura (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Tela: Galaxy Tab S

Tablets são luxo ou necessidade? Comente no Fórum do TechTudo

A tela do Galaxy Tab S é maior que a do iPad mini 3, mas, mesmo assim, o tablet da Samsung oferece melhor densidade de pixels por polegada. Seu display de 8,4 polegadas conta com 1600 x 2560 pixels de resolução, o que rende ótimos 359 ppi. O iPad, enquanto isso, também tem tela satisfatória, mas não chega a ter uma definição tão boa quanto o concorrente. Com 359 ppi, o mini 3 tem display de 7,9 polegadas e resolução de 1536 x 2048 pixels.

Câmeras: Galaxy Tab S

Quando o assunto são as especificações da câmera, a vantagem é do Galaxy Tab S, novamente. Além de contar com mais funções no aplicativo de câmera, o tablet Android tem maior resolução: 8 megapixels, contra 5 megapixels do iPad mini 3. Mas ele não ganha somente com a câmera traseira, afinal sua câmera frontal é de 2,1 megapixels, contra 1,2 megapixel.

Tab S tem câmera de maior resolução que iPad mini 3 (Foto: Divulgação/Samsung)

Com isso, as chances de fotos, vídeos e selfies se saírem melhor com o aparelho da Samsung são maiores. Apesar disso, é importante lembrar que a qualidade da câmera não se limita à resolução, e, por isso, a câmera do iPad pode ultrapassar a do Tab S em outros quesitos.

Sistema operacional: empate

A briga entre Android e iOS continua aqui, porém o mais importante é que cada um tem sua versão mais atualizada. O Galaxy Tab S é atualizável para o Android 5.0.2, e o iPad Mini 3 pode chegar ao iOS 8.4. A diferença entre eles é grande, e vai da preferência de cada um escolher o melhor, mas ambos oferecem o que cada sistema tem de mais avançado.

iPad mini 3 é atualizável para a versão mais recente do seu sistema, assim como o Galaxy Tab S (Foto: Divulgação)

Preço: Galaxy Tab S

O iPad Mini 3 tem preços a partir de R$ 2.099 no site da Apple. O valor do Galaxy Tab S 8.4 não foi encontrado no site da Samsung, mas através de buscadores pelo melhor preço, o modelo foi encontrado à venda por valores em torno de R$ 1.349, o que pode variar, de acordo com o espaço interno do dispositivo.

Conclusão: Galaxy Tab S

Ao comparar as especificações, percebe-se que o Galaxy Tab S é melhor que o iPad mini 3 em quase tudo. Para completar, além da configuração melhor, o tablet da Samsung ainda tem preço médio mais barato que o aparelho da Apple. Com isso, a vitória no comparativo vai para a fabricante sul-coreana. 

Tabela comparativa entre o iPad mini 3 e o Galaxy Tab S (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.