Ter um nobreak (também conhecido como UPS – Uninterruptible Power Supply ou Fonte de Energia Ininterrupta, em português) é garantir que o seu eletrônico não terá danos caso a energia caia ou haja picos. Isso acontece porque, primeiramente, o equipamento faz com que a energia passada ao computador, por exemplo, seja “limpa”. Ou seja, livre de oscilações e protegida dos principais problemas elétricos. Além disso, caso falte energia, o nobreak mantém o eletrônico ligado por volta de 20 minutos para que seja possível salvar documentos e desligá-lo em segurança.

CES 2015: expectativas sobre as principais marcas no evento de tecnologia

NoBreak previne danos por falta de energia elétrica (Foto: Divulgação)NoBreak previne danos por falta de energia elétrica (Foto: Divulgação)

Proteção contra a oscilação de eletricidade é importante porque ao longo da vida útil do equipamento, a energia instável causa danos aos circuitos e componentes, resultando em falhas prematuras em equipamentos e problemas como travamento de computador. Há a possibilidade, também, de alguns danos não serem reparáveis, levando a perda de dados.

Usar nobreak danifica o PS3? Opine no Fórum do TechTudo.

As desvantagens acarretam em perda de dinheiro. Ao considerar não somente a troca de aparelhos, mas a perda de negócios devido a uma falha ou substituição, não proteger seu computador ou sistema de telefonia pode ser bastante prejudicial a uma pessoa ou empresa.

A situação pode ser ainda pior quando há falta de energia. Caso você não utilize o nobreak, assim que acabar a eletricidade, seu computador desligará e você perderá tudo que não tenha sido salvo anteriormente. Essa é a primeira grande vantagem: ter tempo hábil para salvar seus documentos e desligar seu computador com segurança.

 Porém, diferente do que a maioria das pessoas pensa, o desligamento não causa danos aos equipamentos eletrônicos. O problema está na volta da energia. No momento em que o retorno acontece, é comum que a energia elétrica retorne com a voltagem acima do normal. Apesar de grande parte dos aparelhos serem bivol

... t (suportam tensões acima de 230V) a energia pode voltar com tensão ainda mais alta, causando danos ainda que seja restabelecida em poucos segundos.

No mercado, há diferentes tipos de nobreak. São eles: Stanby (Offline), Linha-Interativa e Online. A diferença está em sua simplicidade e preço – sendo os dois primeiros significativamente mais baratos e o Online mais complexo. Para saber mais sobre suas principais características, veja essa outra reportagem do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.