O Facebook lançou nesta semana um recurso de transmissão de vídeos ao vivo, com um funcionamento semelhante ao Periscope do Twitter. No entanto, ele está restrito aos usuários do Mentions, um app exclusivo da rede social para as celebridades. Para quem nunca acessou o serviço, o TechTudo revela alguns detalhes, com o auxílio de Léo Moura, ex-jogador do Flamengo.

Facebook lança ferramenta de vídeo ao vivo, mas só para famosos

Esta é a tela de fazer o login no Facebook Mentions (Foto: Reprodução/TechTudo)

Não é fácil ter uma conta no Mentions: é preciso, primeiramente, possuir uma página oficial verificada no Facebook. Mas não é só isso: também é necessário entrar em contato com a rede social, preencher uma solicitação e aguardar uma resposta para poder utilizar o aplicativo e criar uma senha especial para isso.

“É um aplicativo muito interessante porque deixa a gente ter um controle muito melhor da página, falar com os fãs, postar e agora até fazer uma transmissão ao vivo. Todo mundo sabe que gosto bastante de ficar no celular, e o Mentions me aproxima bastante das pessoas”, afirma o jogador Léo Moura, que tem 4,3 milhões de seguidores no Facebook.

A publicação de vídeos ao vivo é uma das funções exclusivas do Mentions. O usuário pode iniciar uma transmissão a partir do ícone de publicação de conteúdo. Ele, então, ativa automaticamente a câmera frontal do dispositivo e, assim que a pessoa tocar no botão de “continuar”, começa a transmissão.

App permite fazer transmissões de vídeo ao vivo (Foto: Reprodução/TechTudo)

Não há restrição de tempo. O usuário pode ficar quanto tempo quiser online, e a publicação aparece em destaque na sua página. Depois, quando o streaming terminar, o vídeo fica disponível para que os fãs que não estavam online naquele momento possam assistir novamente.

Como funciona o Mentions

Depois do cadastro, basta fazer o download do app. Na tela inicial, é preciso dizer o seu nome, selecionar a página que aparecer ali e colocar a senha. Depois, abrirá uma interface bem parecida com a do Facebook tradicional, com um feed que tem conteúdo das páginas que você curte.

Menu inferior tem diversas opções de interação (Foto: Reprodução/TechTudo)

Na parte inferior da tela são cinco ícones: para o feed tradicional, para ver as menções que outras pessoas fazem à página, para publicar conteúdo de diversos tipos, para ver notificações, e para acessar a página. É no ícone de conteúdo, o do meio, que está sua nova opção de streaming de vídeo.

As opções são: status, foto, vídeo, vídeo ao vivo e Face to Face, que é um sistema de bate-papo especial do Facebook para celebridades. No vídeo ao vivo, basta tocar que uma pequena mensagem do aplicativo será exibida. É só tocar em “continuar” para dar início à transmissão.

... >Face to Face e Ao Vivo são exclusivos do Mentions (Foto: Reprodução/TechTudo)

No geral, a experiência é semelhante ao que acontece no app tradicional do Facebook, mas com pequenas mudanças que fazem a diferença para as celebridades, como a de ver “menções”, pois nas notificações seria impossível ser alertado de toda vez que uma página grande é citada. Também são recursos exclusivos o “vídeo ao vivo” e o “Face to Face”.

“São recursos importantes porque aproximam a gente dos fãs. E o legal é que o Facebook vem atualizando o Mentions para deixar ele ainda melhor. Mudou muita coisa, melhorou e acho importante para todo mundo que puder ter acesso, testar”, completou Moura.

É possível saber quem me visitou no Facebook? Participe da conversa no Fórum do TechTudo 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.