O Dropbox passou a suportar oficialmente chaves físicas de segurança U2F. Conectadas a uma porta USB, elas contornam os protocolos baseados na troca de login e senha na hora da autenticação por um conjunto de códigos numéricos únicos. O uso desse tipo de chave garante muito mais segurança, já que é virtualmente impossível que um hacker consiga interceptar o código único no seu "token físico".

Dropbox File Request: como 'pedir arquivos' para armazenar na nuvem

Dropbox introduz suporte às chaves U2F que garantem muito mais segurança ao usuário (Foto: Divulgação/Dropbox)

Para poder logar no serviço com uma chave de segurança física tudo que você precisa fazer é registrá-la no Dropbox. Para isso, basta logar normalmente na sua conta, usando o processo tradicional, com a sua chave acoplada a uma porta USB do computador que você está usando. É importante que você use o Chrome para realizar a sincronização, já que o navegador do Google é o único com suporte nativo a chaves de segurança U2F (leia detalhes no Saiba Mais, abaixo).

Uma vez logado no serviço de armazenamento, acesse o menu Configurações, navegue até a aba Segurança e clique em Chaves de Segurança. A partir daí, o Dropbox irá guiá-lo no processo de ativação. Basta navegar pelas janelas que a sincronização entre a sua chave e o Dropbox será feita.

Para autorizar a sua chave, basta acessar as configurações da sua conta no Dropbox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Vale lembrar que a mesma chave U2F que você utiliza para qualquer outro site ou serviço pode ser reaproveitada no Dropbox. O código único que a chave possui se torna uma assinatura digital única, vinculada ao seu perfil. O uso da chave física U2F não restringe o seu acesso ao Dropbox.

Em situações em

... que você não esteja com ela em mãos, ou esteja utilizando um dispositivo que não oferece portas USB, continua sendo possível logar pelas formas tradicionais de acesso, com senha e códigos numéricos enviados ao seu telefone celular. Usando o padrão universal U2F, a "chave física" é um dispositivo pendrive, capaz de validar o acesso do usuário em um site, nuvem ou sistema online.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Dropbox



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.