Alguns usuários de notebooks ASUS estão reclamando, com uma certa frequência, de problemas com o áudio dos aparelhos. Às vezes o áudio some completamente. Em outras ocasiões, o aparelho inicia normal mas, depois de algum tempo, o sistema fica mudo. Descubra algumas das causas que ocasionam problemas no áudio dos notebooks e como resolvê-los.

Fone promete reduzir ruídos e personalizar a forma de ouvir o ambiente

Como resolver problemas de áudio no notebook? (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Problemas na configuração, na placa de som ou no driver

A falta de som no notebook pode ser causado por inúmeros problemas, como uma configuração mal feita, uma incompatibilidade com o driver de áudio ou, ainda, na própria placa de som do equipamento. Para descobrir facilmente onde está o problema, você pode usar a função “Solucionar problemas de reprodução de áudio”, do Windows.

Para isso, siga estes passos:

Passo 1. Vá até o menu Iniciar e digite “Solução de Problemas” e clique em Hardware e Sons;

Passo 2. Depois clique em “Solucionar problemas de reprodução de áudio”;

Passo 3. O Windows começará a procurar por possíveis problemas que estejam atrapalhando a reprodução do áudio. Se ele encontrar algum, siga os passos sugeridos pelo Windows para a resolução do problema.

Ferramenta para solucionar problemas de áudio do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Problemas no driver de áudio

A causa mais comum para a ausência de som em um notebook é problema com o driver de áudio ou a falta dele. Para checar se o problema que está afetando a sua máquina é esse ou não, siga os seguintes passos::

Passo 1. Siga o caminho Painel de controle > Sistema e Segurança > Sistema > Gerenciador de dispositivos;

Passo 2. Na janela pop-up que se abrir clique para expandir a opção “Controladores de som, vídeo e jogo”;

Passo 3. Se houver um ponto de interrogação amarelo ao lado do nome da placa de som, isso indica que há algum problema com o driver daquele componente. No caso de haver um ponto de exclamação amarelo, significa que está faltando o driver.

Em todos os casos, a melhor maneira de solucionar o problema é baixando o driver direto do site da fabricante. Embora seja a forma mais trabalhosa, é a que geralmente resolve o problema. Você pode também usar algum programa que automaticamente detecta os drivers que precisam ser instalados ou atualizados. Confira nosso kit de programas para atualizar drivers automaticamente e escolha o de sua preferência.

Vários programas podem ajudar a instalar e atualizar drivers automaticamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Windows pode estar no mudo

Às vezes não há nenhum problema com o hardware do notebook. O ‘problema’ pode ser mais simples do que parece. Cheque se o som do sistema não está muito ou mesmo no mudo. Especialmente em notebooks, que possuem alto-falantes menores e de baixa potência, um volume muito baixo pode acabar dando a entender que o aparelho está sem som.

... >Os players estão sem áudio? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Para verificar se o volume do seu sistema está adequado, siga estes passos:

Passo 1. Vá para Painel de controle > Hardware e Sons > Som > Ajustar o volume do sistema;

Passo 2. Isso abrirá o mixer de volume do Windows. Deslize o controle para cima afim de aumentar o volume;

Passo 3. Veja se o botão “Sem Som” ou “Mudo” está ativado. Em caso afirmativo, desative-o para ter de volta o som no seu notebook.

Ajuste o volume do sistema (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Problema com a placa de som ou saídas de áudio de seu notebook

Algumas vezes, porém, o problema não está no Windows ou em alguma configuração. Pode acontecer de a sua placa de som ou os alto-falantes de seu notebook estarem com problemas. Nesse caso, não há muita coisa a se fazer a não ser levar o equipamento a um técnico especializado, pois ele possui as ferramentas adequadas para abrir o seu notebook e fazer um diagnóstico preciso de onde está o defeito de sua máquina.

Porém, se os componentes físicos de áudio do seu notebook (placa de som e alto-falantes) estiverem funcionando perfeitamente, as três dicas anteriores resolverão a questão.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.