Encontrar locais no Google Maps ficou mais fácil. Agora, a ferramenta passou a suportar uma nova tecnologia chamada Open Location Code, que cria um código único e facilita a localização de áreas onde os endereços sejam precários, como grandes parques, praias ou zonas rurais muito longas.

Veja como compatilhar um endereço do Google Maps no WhatsApp

Como usar a pesquisa escrita do Google Maps (Foto: Reprodução/Google)

O sistema é uma alternativa do Google às coordenadas geométricas de latitude e longitude, que são integradas para criar um código único, o Plus code, para identificar um determinado local. O problema desses eixos é que eles são compostos de números muito grandes, que os tornam difíceis de serem decorados e compartilhados - e usados de fato como endereço de um local.

O Plus code é uma forma mais simples de descrever a latitude e a longitude de uma área. O Google criou um site especializado para codificar e decodificar os códigos. Para usar o plus.codes, basta selecionar uma área no mapa que o código dela será exibido automaticamente. Em seguida, é só colar o código na busca do site ou nos aplicativos de mapas.

Códigos de localização do Google são aceitos no sistema de buscas e aplicativos de mapas (Foto: Reprodução/Google)

O objetivo desse código é facilitar o encontro de locais cujos endereços sejam precários. Isso ocorre em pontos específicos, pequenos locais, que fazem parte de grandes áreas rurais, parques ou praças, que teriam o mesmo endereço oficial, porém se localizam mais a Norte, ou Sul, por exemplo. Ele também é uma alternativa para ruas que ainda não têm nomes ou números oficiais.

Qual é o melhor serviço de mapas online? Opine no Fórum do TechTudo.

Outra meta do recurso é ajudar equipes de resgate a achar locais sem referências. Em uma cidade atingida por um terremoto, por exemplo, o Plus code poderia ser usado para encontrar um lugar que foi destruída. 

Para criar o sistema, o Google optou por uma combinação de letras que não dife

... renciam maiúsculas de minúsculas, permitindo que ele seja compartilhado em mensagens facilmente. Os caracteres também foram pensados para não formar palavras comuns em mais de 30 idiomas.

O resultado é um código com tamanho semelhante a um número de telefone. Ele também foi construído para armazenar informações mais abrangentes no início. Assim, os detalhes mais específicos ficam para o final. Isso significa que duas pessoas que estão próximas podem trocar apenas os últimos caracteres do código para se localizarem, o que é muito útil em locais como praias e festivais.

Via Google e The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.