A Apple obteve um registro para uma ideia que pode permitir que você use o iPhone de um amigo para acessar os seus dados durante uma emergência. De acordo com a patente, divulgada nesta quinta-feira (13), caso você não tenha conexão com a rede, ou esteja sem o aparelho, será possível baixar conteúdo criptografado da iCloud para o iPhone de um amigo, permitindo que você acesse os dados e os copie para onde quiser.

Cinco aplicativos legais disponíveis para iOS, mas não para Android

Apple pode permitir que você use o iPhone de um amigo para backup de dados (Foto: Reprodução/iCloud)

De acordo com o site Apple Insider, a novidade funcionaria por meio de conexão peer-to-peer. O iPhone ou iPad realizaria buscas na área com antenas Bluetooth, Wi-Fi ou NFC para tentar estabelecer contato com dispositivos de amigos nas imediações. No cenário previsto pela Apple, o usuário teria dificuldades de fazer upload para a nuvem e poderia iniciar o processo de backup com um amigo assim que quisesse.

Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum do TechTudo

O iOS poderá cruzar referências para determinar se o aparelho nas proximidades é de confiança, via agenda de contatos. Antes de começar a troca de dados, o aparelho emissor das informações determina se o receptor tem espaço suficiente, suporte às redes necessárias e tempo de bateria para realizar a operação. Em caso positivo, o envio de dados é iniciado.

Os dados são enviados de maneira criptografada, o que significa que o aparelho que os recebe não teria como acessá-los. Uma vez guardados no receptor, há algumas possibilidades: o usuário pode configurar uma data limite para que o proprietário busque as in

... formações. Caso o prazo seja rompido, o iPhone receptor apaga os dados automaticamente. Outra possibilidade é que o aparelho que recebeu o backup faça upload automaticamente para a conta da iCloud do emissor, assim que o dispositivo se conectar à uma rede de Internet.

A ideia foi submetida para registro de patente em fevereiro de 2014. Ainda não se sabe se a Apple tem planos de usar este recurso nas próximas versões do iOS.

Via Apple Insider

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.