Os games invadiram as salas de aula. Com o objetivo de facilitar o aprendizado, os títulos trazem roteiro, personagens e diversos elementos inspirados em fatos históricos do mundo real. As franquias Call of Duty e Uncharted são alguns clássicos exemplos disso. Quer saber mais? Confira a lista com quatro jogos que ensinam História "de verdade". As sugestões foram feitas pelo professor e pesquisador Christiano Britto Monteiro.

Minecraft vai para salas de aula, ganha portal e bate recorde de vendas

Call of Duty: Black Ops 3 é considerado o título mais polêmico da franquia de ação (Foto: Reprodução/Gematsu)

This War of Mine

This War of Mine não é um título de guerra convencional: os tiros em primeira pessoa foram substituídos por uma trama intensa com visual sombrio. Disponível apenas para PC, a aventura coloca os personagens em uma guerra devastadora. Inspirado em eventos do mundo real, o jogo apresenta um abrigo ultra-realista, que deve ser administrado pelo usuário.

This War of Mine traz roteiro intenso e visual sombrio (Foto: Reprodução)

Valiant Hearts: The Great War

Valiant Hearts: The Great War é um marco entre os games históricos. Isso porque o título apresenta um formato que “analisa” documentos que são registrados por indivíduos comuns, além do Estado e outros elementos. Além disso, o game foi lançado quando a Primeira Guerra Mundial completou cem anos.

Valiant Hearts: The Great War foi lançado quando a Primeira Guerra completou cem anos (Foto: Divulgação)

Uncharted

Produzida pela Naughty Dog, a popular franquia de ação tem quatro títulos. Em cada um dos games, Nathan Drake, protagonista da saga, realiza missões e soluciona mistérios com a ajuda de personagens históricos.

... oto: Drake e Sam continuam a perseguição da E3 2015 em Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução/Gear Nuke))" title="Drake e Sam continuam a perseguição da E3 2015 em Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução/Gear Nuke) (Foto: Drake e Sam continuam a perseguição da E3 2015 em Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução/Gear Nuke))" width="695" height="390">Uncharted 4: A Thief's End: Drake e Sam continuam a perseguição no game (Foto: Reprodução/Gear Nuke)

Em Uncharted: Drake's Fortune, a trama é desenrolada a partir do diário de Francis Drake, um pirata da era elisabetana, considerado um herói pelos ingleses. Já em Uncharted 2: Among Thieves, são os registros de Marco Polo que norteiam Drake. Em Uncharted 3: Drake's Deception, os relatos do herói militar de Lawrence da Arábia, conhecido também como T. E. Lawrence, estão no centro da trama. O roteiro de Uncharted 4 ainda não foi revelado. O que será que vem por aí?

Call of Duty

Call of Duty: Black Ops apresenta um assassinato (Foto: Divulgação)

A popular franquia de ação conta com muitos elementos históricos no enredo dos títulos. Black Ops pode ser considerado o mais polêmico. No episódio, um sósia de Fidel Castro é assassinado em um momento da Guerra Fria, entre 1945 e 1968. Além disso, os jogadores podem ver a invasão da Baía dos Porcos e a Guerra do Vietnã.

Qual a melhor franquia: Uncharted ou Tomb Raider? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.