O Google Fotos lançou nesta quinta-feira (20) um recurso que promete dar novo uso a fotos antigas guardadas na nuvem. A novidade, batizada de “Rediscover this day" (Redescubra este dia, em tradução livre), visa lembrar momentos do passado baseando-se em fotos do backup mostradas na aba Assistente, tanto na web quanto em dispositivos móveis.

Alphabet, decifrando o Google de A a Z; entenda a mudança

A ideia é que fotos armazenadas sejam agrupadas por um algoritmo de acordo com a localização e, principalmente, com a data em que foram tiradas. O resultado é uma história que pode ser apreciada e compartilhada, como um álbum de memórias. Em muitos aspectos, a novidade lembra um recurso do Facebook. O “Neste dia”, lançado em março deste ano,  também permite ver posts antigos, mas tem diferença na forma de compartilhamento.

Redescubra Este Dia é novo recurso do Photos similar ao Neste Dia, do Facebook (Foto: Divulgação)

Em uma postagem no Google+, a gigante das buscas informou que a nova função é do tipo opt-in, ou seja, requer que o usuário se voluntarie a participar, porém, não dá detalhes de como o procedimento irá ocorrer. Essa é uma das diferenças em relação ao “Neste Dia”, do Facebook, que oferece postagens antigas para compartilhamento independentemente se o usuário escolheu ou não tirar proveito da funcionalidade.

“Ao optar em participar, você terá cartões no Assistente que o lembrará de fotos de eventos passados, incluindo uma colagem com pessoas e lugares daquele dia. Compartilhe com quem quiser, como quiser, seja via e-mail, redes sociais, ou mostrando à pessoa ao seu lado. Ou saboreie o momento para si mesmo; tudo é completamente privado até que você decida compartilhar”, diz o comunicado oficial.

A seleção de fotos, promete o Google+, será feita considerando também a qualidade das imagens, de modo que se tenha certeza de que só estarão no Assistente aquelas que representam momentos de verdade. Estarão de fora, em tese, prints de tela (screenshots) e outras imagens que não mostrem pessoas ou lugares reais. O objetivo é, no final, mostrar momentos que realmente têm importância para o usuário.

“Nós vamos olhar para fotos tiradas ao longo de um período de tempo mais longo, algo que caracterize um evento. Algo que vai ressoar emocionalmente. Nós procuramos por pontos de referência. Esses serão promovidos a colagens. [A presença de] Pessoas também é um forte traço que vamos usar para ajudar a lembrá-lo [dos momentos]”, explicou o líder do Google Fotos, Chris Perry, ao TechCrunch.

Que editor de imagem você costuma usar? Comente no Fórum do TechTudo.

Para evitar a lembrança de memórias embaraçosas, como colagens com ex-nam

... orados e ex-namoradas, o Google Fotos permite desativar o recurso para interromper as sugestões do Assistente. A novidade já está sendo disponibilizada na versão web e no aplicativo para iOS, com a promessa de chegar em breve no app para dispositivos Android.

Com o novo recurso, é importante que as imagens estejam com a data de criação corretas, algo que pode ser feito manualmente graças a uma atualização recente do Photos.

Via Google e TechCrunch



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.