A Microsoft implementou no Windows 10 um recurso de segurança que permite  desbloquear o computador usando reconhecimento facial, o Windows Hello. Porém, há questões polêmicas sobre privacidade. O problema está na ativação automática da webcam, que pode ser feita pelo sistema mesmo que o dono tenha desabilitado o componente por completo nas configurações. Ou seja, mesmo quando a câmera está desligada, ela ainda pode rastrear a face do usuário no momento do login.

Antivírus no Windows 10; entenda por que o seu não está funcionando

Essa característica foi percebida por alguns usuários. Segundo relatos, mesmo que a câmera seja completamente desabilitada nas configurações, o Windows Hello se sobrepõe a essa escolha e liga o hardware para fazer a leitura de face. A ativação é avisada pelo acendimento do LED da câmera ou por meio de notificação em computadores que não têm essa luz indicativa de status.

Windows 10 tem questões polêmicas envolvendo privacidade; entenda (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Se você quiser desabilitar a sua câmera por completo e ter o controle total das imagens capturadas pelo computador, o único jeito é desativar o Windows Hello e voltar a fazer o login somente com senha.

Confira como desligar o Windows Hello e a câmera do computador:

Passo 1. Acesse as configurações do Windows;

Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Vá até a opção “Contas”;

Vá até às opções de conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Opções de Entrada”;

Abra as opções de login no Windows 10
... (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na seção “Windows Hello”, procure por “Entrada com Face” e desabilite a função.

Depois disso, o Windows não terá mais permissão de ligar a sua câmera sem um aviso prévio, o que deverá deixar mais tranquilos aqueles que querem garantia de que não estão sendo “vigiados” – embora a Microsoft garanta que os dados do rastreio de face são mantidos offline, vale considerar o histórico de obtenção de informações pessoais do Windows 10, que pode não ser nada bom.

Vale a pena atualizar para o Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.