Um simples software ou aplicativo desatualizado pode ser a porta de entrada para um ataque criminoso ao seu computador. O programas mais vulneráveis são os que os usuários mais precisam e nunca se lembram de atualizar, como Adobe Flash, Adobe Acrobat e Chrome. Confira a lista completa com os softwares com maior probabilidade de sofrer ataques com vírus no Brasil.

Um em cada três brasileiros teve o PC atacado por vírus em 2015

Especialistas apresentaram os problemas e também as formas de evitar a invasão do seu computador ou smartphone por malware durante a 5ª Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, no Chile.

A falta de atualização de softwares deixa os programas mais vulneráveis (Foto: Divulgação/Kaspersky)

Os dois primeiros da lista são programas da Adobe bastante conhecidos pelos usuários e que fazem parte da navegação na Internet. O Flash Player, usado nos navegadores para executar vídeos, e o Acrobat, que permite abrir arquivos PDF. Curiosamente, o 3º lugar ficou com o Chrome. O navegador do Google tem atualizações automáticas e, mesmo assim, há muitas versões desatualizadas. Para os especialistas, o perigo está principalmente na falta de atualização.

“Sistemas operacionais e programas desatualizados são o maior problema de segurança para os usuários”, explicou Dmitry Bestuzhev, diretor para América Latina da Equipe Global de Investigação e Análise da Kaspersky Lab. “Cada programa tem uma vulnerabilidade, mas algumas são mais criticas que outras. Infelizmente, elas representam 54% dos casos“, completou.

Conheça os 10 programas mais vulneráveis a vírus (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O update desses softwares pode evitar incidentes graves, que permitem aos cibercriminosos controlar o computador remotamente, roubar de dados pessoais, bancários e senhas e, até mesmo, enviar SMS “escondidos”, gastando os créditos do celular sem que o usuário perceba.

Veja os programas mais vulneráveis aos malwares e lembre-se sempre de atualizá-los.

1. Adobe Flash Player

...

2. Adobe Acrobat

3. Google Chrome

4. Oracle Java SE

5. Oracle Products (outros)

6. Mozilla (Thunderbird e outros)

7. Adobe AIR

8. Adobe Shockwave Player

9. Flash Player Update para Google Chrome

10. Mozilla Firefox

Tem vírus no Linux? Descubra essa e outras curiosidades no Fórum do TechTudo.

*A repórter viajou para Santiago a convite da Kaspersky



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.