Repetidores de sinal estão cada vez mais populares no mercado brasileiro. Existe uma lista muito grande de repetidores Wi-Fi, dos mais variados modelos, formatos, tamanhos e preços. Porém, quando é apropriado usar um repetidor Wi-Fi em sua casa?

Trocar a antena do roteador pode ajudar a 'turbinar' seu Wi-Fi; entenda

Como o próprio nome do aparelho deixa claro, ele repete o sinal wireless já existente, estendendo o alcance do mesmo. Note que ele não aumenta a velocidade da internet, apenas amplia o alcance do sinal. Não à toa ele é também chamado de extensor de sinal. Em alguns casos, porém, ele pode melhorar a velocidade da rede local, visto que alguns modelos alcançam taxas de transferência mais elevadas. Veja agora em quais situações um repetidor de sinal seria adequado.

Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Muitos obstáculos obstruindo o sinal Wi-Fi

Alguns roteadores possuem antenas de baixo alcance ou, ainda, embutidas no aparelho e que são de má qualidade. Nesses casos, qualquer obstáculo representa um grande empecilho para que o sinal chegue com qualidade até o seu aparelho.

Podem ser paredes, vários móveis e eletrodomésticos espalhados pela casa, colunas de concreto e até mesmo espelhos que atrapalham a recepção do sinal. Se você passa por essa situação em sua casa, a compra de um repetidor de sinal resolveria o problema. Ele seria capaz de pegar o sinal que vem do roteador e replicá-lo, evitando assim os obstáculos que estão atrás dele. Dessa forma você ganha uma melhor qualidade do sinal da sua internet.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

2. Grandes distâncias

Imagine que o seu quarto fica muito longe do local onde o roteador está instalado. Some a isso que no meio do caminho existem muitos obstáculos, como os citados no tópico anterior. Pronto, você tem a combinação perfeita que impedirá que o sinal wireless chegue até o cômodo desejado.

Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Um repetidor de sinal, instalado entre o roteador e o seu quarto, resolveria o problema. O sinal, que antes era inexistente ou muito fraco em seu quarto, agora ficará com a força máxima e você poderá navegar na internet no conforto e privacidade do seu espaço.

3. Compartilhar a rede Wi-Fi com muitos dispositivos

Alguns roteadores não suportam muita

... s conexões simultâneas. Assim, quando muitos aparelhos estão conectados, a qualidade do sinal cai drasticamente e nenhum dos dispositivos consegue aproveitar a internet plenamente.

A instalação de um repetidor de sinal permitiria que mais dispositivos, como tablets, celulares, notebooks e Smart TVs se conectem à internet e não tenham problemas com lentidão ou dificuldades de conexão.

Em qualquer uma dessas situações, a compra de um repetidor, ou extensor de sinal se faz apropriada. Mas, depois que eu comprar um, o que eu faço? Confira o tutorial bem detalhado explicando como configurar um repetidor para ampliar o sinal do seu roteador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.