Tech Golpe no WhatsApp usa ‘descontos’ na Zara e H&M para roubar dados

Usuários do WhatsApp precisam ficar atentos a um novo golpe transmitido através do mensageiro. Criminosos estão disseminando mensagens com descontos falsos para as lojas Zara e H&M. O esquema reproduz o mesmo modelo usado em uma ação que buscava chamar a atenção da vítima oferecendo um desconto de R$ 500 na Starbucks.

Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky

A mensagem faz a oferta desde que a vítima aceite realizar uma pesquisa. O usuário que clicar no link é levado para um anúncio, que pede que a mensagem seja compartilhada com dez contatos para que os descontos sejam liberados. Desta forma, a ação acaba se espalhando pela rede.

Esquema distribui mensagens prometendo descontos. Links levam a anúncios falsos, que buscam coletar dados pessoais do usuário (Foto: Divulgação/Kaspersky)

O uso das lojas Zara ou H&M varia de acordo com a localização da vítima, segundo Dmitry Bestuzhev, diretor de pesquisa e análise da Kaspersky Lab na América Latina. O objetivo dos criminosos é "obter informações pessoais dos usuários para explorá-las em outras campanhas de spam, phishing ou malware”. Além disso, no final de cada pesquisa os criminosos têm a oportunidade de apresentar às vítimas outros elementos maliciosos.

Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo

Ele também salientou que os usuários precisam ter muito

... cuidado com links e conteúdos compartilhados em redes sociais, já que a maioria das ofertas não são legítimas. “Além disso, é aconselhável não fornecer informações pessoais em troca de prêmios, pois seus dados, reputação e segurança podem estar em risco”, completa.

De acordo com Dmitry, os criminosos sempre optarão por temas universais e marcas conhecidas para atrair a atenção do público.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.